Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Relato da experiência da disciplina Docência na Educação a Distância
FLAVIA APARECIDA DINIZ COGO, FRANCIANE DINIZ COGO

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


Trata-se de um relato da experiência da disciplina Docência na Educação a Distância (EAD) ofertada para a pós-graduação da Universidade Federal de Lavras. O objetivo deste texto é discutir sobre alguns aspectos abordados na disciplina, com base nos referencias teóricos utilizados no decorrer do semestre. Discutiu-se que a modalidade não deve ser do tipo “bancaria” para tanto é necessário que ocorra diálogo buscando assim a educação libertadora. Nesse sentido, é necessário, dentre vários pontos importantes, um planejamento adequado de todo o processo do curso. Neste contexto de planejamento o professor é um foco especial em estudo. Além disso, não se fala mais de um único professor, mas de grupos de profissionais integrados nos processos de ensino e de aprendizagem. Os recursos tecnológicos podem contribuir e valorizar a EAD, facilitando a comunicação entre professores e alunos de forma fácil e rápida para que ocorra o verdadeiro engajamento.

Palavras-chave


Docência. Educação a distância. Ensino.