Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Instrumento Composto por Hardware e Software para Levantamento e Armazenamento de Curva Característica I-V de Módulos Fotovoltaicos
Claudio Henrique Gomes Santos, Gilberto Antônio de Sousa

Última alteração: 2017-09-01

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo, elaboração e construção de um instrumento envolvendo hardware e software para o levantamento da curva característica IV de módulos fotovoltaicos. Este instrumento é destinado ao armazenamento dos dados, permitindo consultas ao histórico de curvas de um conjunto de módulos fotovoltaicos.
O instrumento é composto por hardware e software que obtém os dados de corrente e tensão dos módulos fotovoltaicos enquanto varia uma carga eletrônica. A carga varia de curto circuito até circuito aberto. Durante a variação os dados são capturados por sensores de corrente e tensão e enviados via comunicação serial / USB para um computador onde o software para captura esta em execução. Os dados são armazenados em um banco de dados e relacionados a um código referente ao módulo fotovoltaico observado e data e hora de captura.
Um sistema desenvolvido em linguagem PHP é o responsável por tratar os dados e exibi-los em formas de relatórios gráficos exibindo as curvas de corrente, tensão, corrente por tensão (I-V) e potência por tensão (P-V).

Palavras-chave


Módulos fotovoltaicos. Curva P-V. Ponto de máxima potência.