Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Programação de Computadores como Ferramenta de Desenvolvimento de Competências em Alunos do Ensino Fundamental
Alisson Marques Silva, Gabriel Aguiar Amaral, Leonardo Amorim Sena, Lucas Sousa Vieira

Última alteração: 2017-09-01

Resumo


Este trabalho apresenta um projeto de ensino de programação básica para alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental. Essa iniciativa objetiva integrar estudantes a um ambiente computacional e ajuda-los a desenvolver aspectos e habilidades que a programação exige, como raciocínio lógico e matemático, causa e consequência, linguística. Em outras palavras, visa auxiliar esses alunos a desenvolver competências que estão inseridas no dia a dia e não somente na computação. Esta ideia é defendida e tem apoio de diversas personalidades como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Jack Dorsey, Bill Clinton, Al Gore, Arianna Huffington, Mike Bloomberg, Steve Ballmer, entre outros. Diante disso, através da estrutura laboratorial fornecida pelo CEFET-MG Campus Divinópolis este projeto contempla o estudo de lógica, variáveis, condicionais, funções, bibliotecas, laços de repetição e interface gráfica. As aulas são aplicadas por alunos do 2° e 3° ano do Curso Técnico em Informática do Campus Divinópolis para estudantes escolas públicas da região e apoiam-se na utilização do software Portugol Studio. Após aprender o básico, esses alunos aplicam o conhecimento adquirido em um projeto final que abrange todo o conteúdo estudado: um jogo da velha.

Palavras-chave


Ensino. Programação. Lógica.