Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL
Ana Cecília Estevão, Isabella Caroline Vieira Machado, Patrícia Bhering Fialho

Última alteração: 2017-08-28

Resumo


Presenciamos constantemente mudanças e desenvolvimentos tecnológicos. Essas influenciam no ensino da Engenharia, que deve formar profissionais capazes de identificar as necessidades do mundo e compreender conteúdos complexos. É comum o aluno ser visto apenas como receptor do conhecimento, isso é especialmente problemático na formação em engenharia, já que deixa de estimular a criatividade, o empreendedorismo e a capacidade de auto-aprendizado. Neste cenário, o Programa de Educação Tutorial (PET) do CEFET-MG, Campus Curvelo, organizou o curso “Metodologias de Aprendizagem Ativa”, voltado para os docentes da instituição e alunos que se interessam pela área acadêmica, além dos professores de escolas de Curvelo e região. Realizou-se uma revisão teórica sobre técnicas de ensino-aprendizagem que resultará na elaboração de um material impresso a ser entregue no curso e cartazes a serem fixados na instituição. Pretende-se convidar docentes da própria instituição e de outras universidades, que utilizam aprendizagem ativa em sala, para discorrer sobre sua vivência. Ao fim do curso será solicitado que os participantes elaborem um plano de aula baseado no conteúdo visto durante o curso. Espera-se que o curso possibilite novos métodos de ensino no curso de engenharia civil e seja um treinamento para a docência para os discentes.

Palavras-chave


Aprendizagem Ativa. Atividade de ensino. Engenharia.