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POTENCIALIDADE E LIMITAÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO COMO RECURSO MEDIADOR NO ENSINO DE GENÉTICA.
Última alteração: 2017-09-09
Resumo
A Genética representa um conteúdo escolar de grande dificuldade de compreensão devido ao nível de abstração de conceitos e processos. Pesquisas baseadas em analogias e modelos veem representando uma ferramenta valiosa para auxiliar o ensino de ciências. O objetivo deste trabalho é reestruturar um modelo analógico existente baseado na metáfora: “o DNA é como um livro” e avaliar as potencialidades e limitações deste modelo junto a estudantes do ensino básico. O modelo foi estruturado a partir de um domínio conhecido – Livro e um domínio de interesse científico - Cariótipo Humano. Foram construídos livros que representassem gametas humanos (Haploid Books) contendo 23 páginas assim como 23 cromossomos nos gametas. Adicionalmente, foi construída uma atividade didática vinculada à análise do Haploid Book. O modelo foi aplicado a professores de biologia e estudantes do 3° ano do ensino médio para validação do instrumento didático. Os resultados indicaram que estes identificaram conceitos como ploidia, cromossomos homólogos, genes alelos, dentre outros, de forma interativa e divertida. O trabalho está em andamento e a melhor forma de utilização deste modelo analógico em sala de aula será determinada junto a estudantes do ensino médio técnico do CEFET/MG.
Palavras-chave
Genética. Modelo Analógico. Ensino de Biologia.