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Trekking como conteúdo da Educação Física: Interdisciplinaridade e Meio Ambiente
Última alteração: 2017-08-29
Resumo
A crescente popularização das práticas esportivas na natureza configura uma possibilidade de vivência de lazer e redimensionamento da relação com a natureza. Sua principal característica é a utilização de espaços naturais para sua prática. Uma destas atividades é o trekking, uma caminhada ecológica que consiste em andar e apreciar as trilhas ou caminhos no meio de florestas, campos, morros e outros ambientes naturais com a finalidade de aproximar as pessoas da natureza. Atualmente o trekking tem ganhado características mais esportivas, onde a admiração pela natureza disputa espaço com a importância dada às competições, deixando, às vezes, de lado as preocupações com o meio ambiente. Ao eleger o trekking como temática da Educação Física, como parte do conteúdo: Esportes de Aventura, propõe-se vivenciar e analisar esta atividade, em seus componentes de competição e a percepção ambiental. Destacando a Interdisciplinaridade e a temática do Meio Ambiente. O projeto foi desenvolvido em três fases. 1. Trekking competitivo dentro do campus da Unidade Curvelo (objetivo: apreender a técnica de orientação); 2. Trekking competitivo na fazenda (objetivo: envolver técnica de orientação e contato com o meio natural); 3. Trekking de lazer de 6 km (objetivo: vivenciar um trekking não-competitivo de longa distância no cerrado). A expectativa é que estudantes possam reconhecer o trekking como prática interdisciplinar que aciona diversos conhecimentos e possibilita a reconexão com a natureza.
Palavras-chave
trekking, meio ambiente, educação fisica