Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM NO PROJETO DE ARQUITETURA
Fernanda Ribeiro Jordão, Delma Pereira Caixeta, Laura Borges de Resende, Lina Elizabeth Ruiter, Vitória Carolina Duarte

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


No campo da arquitetura e urbanismo, o processo de criação é um ato condicionado ao entendimento de particularidades teóricas, técnicas, críticas e sociais, o que mostra a necessidade de abordagens interdisciplinares no sentido de promover e ampliar a compreensão dos diversos aspectos que compõem a complexa atividade de projetar. Assim, diferentes ferramentas são inseridas no processo de ensino/aprendizagem de projeto, no desenvolvimento de um repertório individual, que constitui uma base de referências em permanente construção.
Como exemplo temos o estudo sobre as aproximações entre a arquitetura e a natureza, essa prática da observação do meio natural originou grandes avanços nas criações. O objetivo do trabalho é aprimorar a ideia de que o processo de criação passa pela prática de observar, compreender e aplicar, isto será proporcionado através da análise de uma estrutura da natureza, por meio de imagens, fotos, o próprio elemento observado, assim, mediante esta análise será desenvolvido desenhos de observação, síntese gráfica bidimensional e modelos tridimensionais de estrutura inspirados nas representações do elemento observado.

Palavras-chave


Projeto arquitetônico. Analogia. Natureza.

Texto completo: XML