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GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: ESPELHOS ESFÉRICOS
Última alteração: 2017-09-04
Resumo
Quando o assunto na escola é sobre espelhos esféricos, surgem inúmeras dificuldades: reconhecer ou diferenciar espelhos; identificar a aplicabilidade de cada tipo de espelho; determinar graficamente a imagem conjugada pelos espelhos; determinar algebricamente o tamanho e a posição da imagem. Visando minimizar as dificuldades encontradas, recursos tecnológicos podem ser utilizados. Para o estudo da formação de imagens nos espelhos esféricos, o GeoGebra será utilizado pois pode ser acessado por computador ou smartphone, tornando o ensino dinâmico, atraente e disponível para alunos e professor. O foco do trabalho consiste em desenvolver um material no GeoGebra para explorar as possibilidades de formação das imagens nos espelhos esféricos e possibilitar uma nova forma de estudos e aprendizagem. O material deve levar em conta a facilidade de manipulação das partes importantes e proporcionar uma visualização da posição e tamanho da imagem para qualquer posição do objeto sobre o eixo principal do espelho. Espera-se que o material torne o processo de aprendizagem mais agradável para os alunos, pois eles podem visualizar de forma dinâmica a movimentação da imagem à medida que o objeto é movimentado. Ainda podem ser observados os conceitos físicos/matemáticos da formação de imagens.
Palavras-chave
Espelhos Esféricos. GeoGebra. Material Didático.