Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
O USO DE MAQUETES FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DA VISÃO ESPACIAL DO ALUNO DE EDIFICAÇÕES
Fernanda Ribeiro Jordão, Marília Gaspar de Souza Lima, Alissa Lara de Ávila, Barbara Inácio de Melo, Breno dos Reis Silva, Maria Luiza de Faria Leite, Wander Rauan Alves Santos

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O Desenho Técnico Arquitetônico é uma disciplina de importância fundamental para os discentes do curso de Edificações, por se tratar de um tipo de ‘alfabetização’ no principal meio de comunicação desse profissional: o desenho técnico e o projeto arquitetônico. Para alcançar um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem o presente trabalho tem por objetivo principal apresentar a importância da combinação de diversos recursos didáticos no ensino do Desenho Técnico Arquitetônico, seguindo os conceitos descritos pela Ergonomia Cognitiva.
De acordo com a observação e análise da grande dificuldade dos alunos, foi diagnosticado que a mesma consiste em fazer a transição entre pensar em três dimensões (tridimensionalidade) e representar em duas (bidimensionalidade). Em busca de solucionar essa questão propôs-se aos alunos um novo modelo didático: a elaboração de maquetes físicas que mostrassem o corte de uma residência, desenho que os alunos tem maior dificuldade de compreensão. A atividade além de desenvolver o raciocínio no momento da elaboração da maquete contribui para uma melhor compressão da tridimensionalidade, uma vez que são manipuláveis, e como deve ser feita sua representação em 2 dimensões.

Palavras-chave


Maquete física. Visão espacial. Desenho.

Texto completo: XML