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ANÁLISE DE VIABILIDADE DO AUMENTO DE VELOCIDADE MÁXIMA, COMO CONSEQUÊNCIA DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE REMODELAÇÃO DA SUPERESTRUTURA FERROVIÁRIA NO TRECHO CURVELO-CORINTO
Última alteração: 2017-08-29
Resumo
A Velocidade Máxima Autorizada (VMA) em uma via férrea tem como finalidade garantir a circulação segura de veículos ferroviários e está relacionada a diversos elementos constituintes da chamada superestrutura ferroviária (trilhos, dormentes, fixações e lastro). O valor determinado para esta grandeza pode sofrer alterações de acordo com serviços de manutenção constantes e melhorias na estrutura da via férrea. Entre as melhorias, destaca-se com maior eficiência a chamada Remodelação, caracterizada a partir de alterações nas características dos componentes inicialmente aplicados, objetivando-se dotar a via de um nível de qualidade superior ao estabelecido em sua construção. O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade do aumento da velocidade máxima em determinado trecho ferroviário, após a execução de serviço de remodelação ferroviária. Foram realizadas manipulações em dados coletados anteriormente e após a execução do serviço de remodelação, de forma a mensurar a VMA para o trecho compreendido entre os municípios de Curvelo e Corinto no estado de Minas Gerais. Para as manipulações realizadas pode-se concluir: I) As características observadas e valores determinados revelam que é viável o aumento considerável para VMA no trecho em estudo; II) Pequenas melhorias na via pode possibilitar um aumento de velocidade em maior proporção.
Palavras-chave
Ferrovias. Velocidade Máxima Autorizada. Remodelação