Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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Estudo do fenômeno da supercondutividade e a teoria BCS
Raphaella Bahia Soares Cabral, Carlos Daniel de Souza Silva, Ralph de Melo Ferreira Coutinho, Jaine Israel Custódio

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


A supercondutividade é uma propriedade intrínseca de alguns materiais, que foi observada pela primeira vez em 1911 por Heike Kamerlingh Onnes. No entanto, demorou mais de quatro décadas para que os cientistas conseguissem formular uma teoria que explicasse esse fenômeno satisfatoriamente, o que foi alcançado pela teoria BCS. O fenômeno da supercondutividade e a teoria BCS juntos correspondem a um dos campos mais relevantes da física contemporânea, mais especificamente da física da matéria condensada, apresentando um grande potencial para desenvolvimento científico e tecnológico em diversos segmentos, como: meios de transportes, geração de energia, magnetismo, entre outros. No entanto, a necessidade de conhecimentos específicos de Mecânica Quântica e Cálculo dificultam sua abordagem no ensino médio. Nesse sentido, inspirado pela obra de Robert. W. Dull, este trabalho tem o objetivo de propor um estudo fenomenológico da supercondutividade, da teoria BCS, abrangendo a formação de pares de Copper e o estudo do efeito Meissner a nível de ensino médio. Além disso, pretende-se fazer um paralelo entre as teorias BCS e Ginzburg-Landau, que explicava o fenômeno da supercondutividade antes da teoria BCS ser proposta. Acredita-se ser importante que os estudantes tenham a possibilidade de conhecer um pouco sobre os assuntos atuais da Física, no intuito de aproximá-los da atividade científica,  fazendo-os compreender a importância do estudo de ciências e suas aplicações tecnológicas.

Palavras-chave


supercondutividade, pares de Copper, teoria BCS