Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA
Edilson Rodrigues Palhares, Carlos Antonio de Medeiros, Carlos Medeiros, Anna Syria Aranha Paiva, Maria Laura de Oliveira, Jéfferson de Oliveira, João Marcos de Paula, Maryana Pereira Flores

Última alteração: 2017-09-08

Resumo


Este grupo pretende fazer, com o uso de recursos artesanais, audiovisuais e afins, exposições orais e experimentos didáticos sobre o resultados de estudos científicos de alguns dos principais gênios envolvidos com a Biblioteca de Alexandria. Esta instituição por mais de 4 séculos foi o maior centro técnico cultural da Antiguidade, promoveu o despertar das ciências exatas e humanas de forma unificada até ser destruída por fundamentalistas religiosos.
A ênfase da apresentação será em seu diretor Eratóstenes, que provou ser a Terra redonda e ainda mediu sua circunferência cerca de 1700 anos antes das circunavegações. Outros diretores abordados serão Herón (inventor de um engenho a vapor 1600 anos antes da Revolução Industrial) e Hipatia (uma mulher a frente de seu tempo com suas interpretações filosóficas e matemáticas do universo). O matemático, astrônomo e geógrafo Cláudio Ptolomeu, que fez uso da biblioteca para suas pesquisas também será citado.
A meta principal do grupo é mostrar a interdisciplinaridade dos saberes e incitar a reflexão sobre a não perenidade do conhecimento humano e o atraso social que isso causa.

Palavras-chave


Alexandria. Eratóstenes. Interdisciplinaridade.

Texto completo: XML