Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
COINCOUNT,​ ​APLICAÇÃO​ ​PARA​ ​MANUSEIO​ ​DE​ ​FICHAS
Fabricio Teixeira Coura, João Victor Fonseca, Gabriel Miranda Horta, Guilherme Augusto Santos

Última alteração: 2017-08-30

Resumo


O popular jogo de sinuca depende do vínculo entre locadores e locatários de mesas de sinuca, que por sua vez se baseia na contagem das fichas utilizadas pelos seus usuários, o que, atualmente, é uma tarefa manual, imprecisa e sujeita a fraudes. Com isso em mente, este trabalho se baseia no desenvolvimento de um aplicativo e de uma solução de hardware para contagem das fichas de sinuca. A vertente física do projeto se trata de uma placa controladora Arduino juntamente com um display e um sensor infravermelho, acoplada a uma mesa de sinuca, com função de realizar a contagem das fichas precisamente. O software é um aplicativo móvel que suporta usuários locatários e locadores, e age como uma interface intermediária entre eles, apresentando intuitivamente as informações dos negócios que cada usuário possui. A intenção do projeto é atender os requisitos de ambos os tipos de usuário (locadores e locatários) e aumentar a eficácia e comodidade deste tipo de tarefa. O software foi desenvolvido em ambiente Android e Arduino, com o uso das seguintes linguagens: XML, Java e C. O Banco de dados foi projetado com o auxílio da ferramenta MySql e Web Service.

Palavras-chave


Sinuca. Arduino. Aplicativos para android.