Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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O USO DE VISÃO COMPUTACIONAL APLICADO À REALIDADE AUMENTADA EM SIMULAÇÕES VIRTUAIS DO JOGO AIR-HOCKEY
Odilon Corrêa Silva, Josué Rocha Lima

Última alteração: 2017-08-27

Resumo


A interação com pessoas é uma funcionalidade crítica e fundamental para sistemas de computação. Em vista disso, é um assunto frequentemente abordado em muitas pesquisas no âmbito da Computação, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário. A realidade aumentada possui inúmeras aplicações em entretenimento, criação de jogos interativos, melhoria de processos da medicina e ensino interativo. Entretanto, ainda existem desafios relacionados à Visão Computacional que necessitam de soluções aceitáveis para possibilitar emprego dessas tecnologias, dos quais o principal é a interpretação do meio ambiente. Em consequência disso, o presente projeto propõe a implementação de um sistema de Realidade Aumentada que possibilite trazer os jogos virtuais para o mundo real, viabilizando interação com a máquina da mesma maneira com a qual seria realizada com outros jogadores humanos. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é especificar e implementar um simulador virtual do jogo Hóquei de Ar ou Air-Hockey. Para tanto, serão aplicadas técnicas de Processamento Digital de Imagens e recursos da biblioteca OpenCV. O funcionamento do simulador proposto será validado por meio de um estudo de caso, onde dois jogadores oponentes rebatem um disco virtual que flutua sobre uma mesa virtual no intuito de marcar pontos inserindo-o na meta adversária.

Palavras-chave


Visão Computacional. Realidade Aumentada. Processamento Digital de Imagens.