Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE PONTE LEVADIÇA
Walisson R. Salvador Guimarães, Mateus Henrique Costa, Beatriz Gomes Gomes Nunes, Jefferson Felipe Severiano, Pedro Noélio Bibiano Alves

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Pontes levadiças são projetadas em geral para permitir a passagem de veículos marítimos como barcos, navios, iates, etc. Sua estrutura ilustra muito bem o conteúdo que envolve conhecimentos relativos á Resistência dos Materiais uma vez que projetos nesta ordem necessitam de cálculos e análises de grandezas como reações em apoios, momentos, centros geométricos bem como tensões admissíveis, sejam elas de tração, compressão e/ou cisalhamento nas barras.
O funcionamento de tal mecanismo exemplifica o conhecimento adquirido na disciplina de Circuitos Elétricos já que para fazer a ponte funcionar é necessário projetar e calcular circuitos e/ou sensores que automatizam o processo.
Pensando nisso, propõem-se a montagem de uma maquete feita utilizando materiais como madeira, cola, linha de pedreiro, leds, dois pequenos motores, uma bateria, relé, sensor de presença e outros.
Seu funcionamento ocorre quando o sensor detecta algum veículo próximo e automaticamente aciona os leds vermelhos de sinalização para o trânsito na ponte e também aciona os dois motores que levantam as duas metades da mesma permitindo a passagem do veículo. Depois os leds verdes se acendem e a ponte desce.

Palavras-chave


Resistência dos Materiais, Ponte Levadiça, Maquete;