Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Propostas de melhoria do plano diretor de Curvelo com enfoque na mobilidade urbana e desenvolvimento econômico
Mônica da Cunha e Silva, Philipe Augusto Martins Rodrigues, Diane de Almeida Costa, Emanuele Nayara Santos Salomé, Jéssica Patrícia Silva Costa, Sabrina Tolentino de Macedo

Última alteração: 2017-08-29

Resumo


Após o intenso movimento migratório decorrente do êxodo rural no Brasil, milhares de pessoas tornaram-se parte da grande população que residia nas cidades, entretanto, essas cidades não se encontravam preparadas para receber e atender os habitantes. A falta de condições básicas como serviços públicos, moradia digna e emprego, resultaram em um surto de desigualdade social na história do país. Assim, com a Assembleia Constituinte, sanciona-se em 10 de outubro de 2001 o Estatuto da Cidade, que teve como principal enfoque o plano diretor e uma política urbana no Brasil.
Consequentemente, o estatuto da cidade viria a frear o crescimento descontrolado das metrópoles, a má distribuição de terras e renda, além de assuntos de interesse social e ambiental que se tornaram essenciais para tentar melhorar a situação de vida no Brasil com o passar dos anos.
Atentos a necessidade de colaboração com o plano diretor da cidade de Curvelo (principal meta do estatuto das cidades), os discentes do 3° ano da turma de Edificações do Cento Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, do campus Curvelo, elaboraram um estudo dos bairros do município, apontando seus principais estabelecimentos e propondo melhorias para sua malha viária e mobilidade urbana.

Palavras-chave


plano diretor, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico