Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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DEMANDAS POR CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DIVNÓPOLIS
Rodrigo Alves dos Santos, Bruno Maurilio Tavares Faria, Elias Vieira de Sena

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Considerando a perspectiva adotada na obra Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos (DI GIORGI et al, 2010), desenvolveu-se um questionário a ser aplicado nas escolas municipais de Divinópolis, com vistas a identificar as demandas por temas a serem abordados em cursos e ações de formação continuada. Aplicado em 15 escolas, o questionário permitiu identificar a existência de demandas diversas. Entre seus principais resultados, destacam-se dados como a existência de uma ampla necessidade por cursos da área de Matemática e suas Tecnologias (com ênfase na abordagem na Geometria) e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (com ênfase na Leitura e na Produção de Textos). Em relação ao uso das TIC, o instrumento permitiu identificar uma vasta demanda por formação relacionada ao uso do computador como estratégia de promoção da aprendizagem, entre outros temas. Destacam-se também demandas relacionadas a temas como Educação Inclusiva e Aspectos Pedagógicos. Os dados da pesquisa permitiram a construção de um compêndio de demandas do município, o qual apresenta potencial para fomentar, pelos próximos anos, parcerias entre instituições de ensino públicas e privadas que se interessem pela interlocução com os professores em efetivo exercício no ensino fundamental de Divinópolis.

Palavras-chave


Identificação de demandas. Formação continuada de Professores. Rede municipal de educação de Divinópolis.