Tamanho da fonte:
TURVO: UM JOGO PARA APRESENTAR A POESIA DE FERREIRA GULLAR A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Última alteração: 2017-09-05
Resumo
Ancorado na perspectiva dos multiletramentos (ROJO E MOURA, 2012) e na abordagem do texto literário para um trabalho com a leitura literária (SANTOS, 2009 e posteriores), é que se executou o presente projeto, com vistas a concorrer a um edital do Ministério da Cultura. Edital este que propunha o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para a aproximação do público juvenil da poesia do escritor maranhense Ferreira Gullar. Nesse âmbito, é que se idealizou, projetou e executou, na interface entre a aplicação de conhecimentos de Literaturas de Expressão Portuguesa, Educação e Informática, o Turvo, jogo da memória a ser utilizado como estratégia pedagógica por professores do ensino fundamental II das escolas brasileiras. Neste trabalho apresenta-se não só jogo em questão, explicando como a pedagogia dos multiletramentos pode contribuir para a construção desses dispositivos como estratégias pedagógicas, mas também opiniões de jovens estudantes e de professores que avaliaram as potencialidades do jogo em causa para a modificar sua relação com a cultura literária. Essa análise da recepção do TURVO permitiu identificar caminhos para que o aluno superasse o lugar de mero receptor das informações, como imperava nos velhos paradigmas pedagógicos hoje em declínio na abordagem do texto literário por todo o mundo.
Palavras-chave
Jogos digitais. Pedagogia dos multiletramentos. Trabalho com a leitura literária.