Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 27ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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LITERATURA AO ALCANCE DE TODOS: UMA EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO SOCIAL DA CULTURA LITERÁRIA.
Rodrigo Alves dos Santos, Hemilly Brugnara Lara, André Almeida Gonçalves, Lavínia Garcia Pereira

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Denominado Literatura ao alcance de todos, o projeto aqui apresentado surgiu da necessidade de romper com o quadro de pouca inovação verificado nas formas convencionais de colocar o jovem em contato com a cultura literária, sobretudo em contexto escolar (PINHEIRO in.: BUZEN; MENDONÇA, 2006; SANTOS, 2003; Leahy-Dios; 2000). Nestes termos, partiu-se da premissa de que a promoção de um letramento literário (COSSON, PAULINO, 2009) efetivo do leitor jovem deveria considerar o fato de que a cultura literária estivesse integrada à vivência cotidiana desse leitor, fosse nos espaços escolares, fosse nos não escolares. Nesse âmbito, foi operacionalizada a seguinte metodologia: elaboração, aplicação e análise de um questionário para identificar potenciais produtos a serem desenvolvidos no projeto; planejamento, desenvolvimento, testagem e publicização de protótipos desses produtos; avaliação da recepção desses produtos. Assim, foram desenvolvidos produtos como pufs, chinelos, garrafas, bonés e outros objetivos tomados como suporte para veiculação da cultura literária: trechos de livros, nomes de autores e obras, passagens selecionadas pelos jovens. Tais produtos foram avaliados por meio de uma investigação que aqui também se apresenta. Essa avaliação tem permitido constatar o potencial de se fazer com que a cultura literária transcenda os limites dos espaços escolares, quando se trata da modificação da relação jovem e literaturas de expressão portuguesa.

Palavras-chave


Promoção do letramento literário. Desenvolvimento de produtos. Cultura literária de expressão portuguesa.