REPRESENTAÇÕES DO FUTURO EM LIVROS E FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA (DA GUERRA FRIA AO SÉCULO XXI
Flávio Raimundo Giarola, Emanuele Tadeu Pozzolini
Última alteração: 2018-08-22
Resumo
As formas de a humanidade imaginar o futuro variam de acordo com o tempo presente, ou seja, vinculam-se às expectativas da sociedade em determinada época. Uma das maneiras pelas quais essas alterações podem ser notadas são as manifestações artísticas, sobretudo a literatura e o cinema. Assim, a pesquisa analisa livros e filmes de ficção científica, da Guerra Fria até os dias atuais, com o intuito de perceber as principais alterações nas visões de futuro deste recorte temporal. Nosso trabalho divide-se em três períodos: Guerra Fria, anos 1980-1990 e século XXI. No total, foram analisadas 109 obras sobre o porvir, classificadas por períodos de produção e por representação de futuro predominante. Como resultado, foram feitos três gráficos, que representam as principais visões sobre o futuro em cada período estudado. Concluímos, através destes gráficos, que as expectativas sobre o amanhã, na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, foram ficando cada vez mais pessimistas e diversificadas, marcas de um presente cada vez mais incerto, caracterizado por guerras, desastres ambientais e fragmentação das relações sociais.
Palavras-chave
Representações. Futuro. Ficção Científica
Referências
ASIMOV, Isaac. No mundo da ficção científica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
HARTOG, François. Regime de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
OTERO, Léo Godoy. Introdução a uma história da ficção científica. São Paulo: Nova Lua Editora, 1987.
PIASSI,Luís Paulo de Carvalho.Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. Tese de Doutorado (Educação): Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
TAVARES, Braulio. O que é ficção científica. São Paulo: Brasiliense, 1985.
THOMPSON, Edward. Notas sobre o exterminismo, o estágio final da civilização. IN: THOMPSON, Edward (Org.).
Exterminismo e Guerra Fria. São Paulo: Brasiliense, 1985.