Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
MICROBIOLOGIA PARA TODOS
Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Rubens Victor Moreira de Souza

Última alteração: 2018-08-22

Resumo


As dificuldades associadas ao processo de ensino-aprendizagem de Ciências perpassam, geralmente, o aspecto abstrato desta área do conhecimento. A compreensão de determinados temas da Microbiologia por estudantes, em geral, tem sido um grande desafio para professores em diferentes níveis de ensino. Considerando-se a realidade de alunos deficientes visuais, é sabido que as estratégias comumente adotadas para o ensino destes conteúdos não favorecem um ambiente verdadeiramente inclusivo. Verifica-se uma enorme escassez de materiais direcionados a este público. Nesse contexto, o projeto propõe o desenvolvimento de um site e uma aplicação web com o conteúdo didático de Microbiologia, apresentado de modo gamificado, que seja acessível a leitores de tela e outros recursos de acessibilidade virtuais. Os conteúdos de taxonomia, células procariontes e eucariontes, vírus e biotecnologia foram inicialmente abordados. Tanto o site quanto a aplicação web apresentam recursos de acessibilidade para incluir usuário deficientes e facilitar sua navegação por eles. Deste modo, os materiais produzidos pretende gerar facilidades tanto para o ensino do professor, quanto para o aprendizado do aluno vidente e do deficiente.

Palavras-chave


Acessibilidade. Microbiologia. Deficiente Visual. Acessibilidade na Web. Leitor de tela.

Referências


BRASIL. Lei n° 13.146/15, Lei Brasileira de Inclusão. Brasília, 2015.

 

Clement, J. Model based learning as a key research area for science education. International Journal of Science Education, v. 22, n. 9, p. 1041-1053, 2000.

 

Gilbert, J. K.; Boulter, C. J.; Elmer, R. Positioning Models in Science Education and in Design and Technology Education. In: Gilbert, J. K.; Boulter, C. J. (Eds.), Developing Models in Science Education. 1 ed. Dordrecht: Kluwer, 2000, pp. 3-17.

 

GLAT, R.; FERREIRA, J. R.; OLIVEIRA, E. S. G.; SENNA, L. A. Panorama nacional da educação inclusiva no Brasil. Relatório de consultoria técnica, Projeto Educação Inclusiva no Brasil. Banco Mundial, 2003.

 

Justi, R.; Gilbert, J. K. Modelling, teachers' views on the nature of modelling, implications for the education of modellers. International Journal of Science Education, v. 24, n. 4, p. 369-387, 2002.

 

Ludke, M.; André, N. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Sâo Paulo: ETU, 1986.

 

Matos, C. H. C.; Oliveira, C. R. F.; Santos, M. P. F.; Ferraz, C.S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra v.9, n.1, p. 19-23, 2009.

 

Santos, A.C.O.; Melo, M.R.; Andrade, T.S.; Identificando Modelos Mentais de Equilíbrio Químico: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Revista Fórum Identidades, v. 18, p. 35-56, 2015