Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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O EXERCÍCIO DA POLÍTICA NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR
Lucas Guedes Vilas Boas, Thiago Henrique Carvalho, Marcos Fernandes de Andrade Aguiar

Última alteração: 2018-08-26

Resumo


A política é um ato público desde os seus primórdios. Em vista disso, deve ser debatida em espaços públicos, como as instituições de ensino. No entanto, medidas extremistas, como a idealização do Projeto Escola Sem Partido, almejam impedir a ocorrência de discussões políticas nas escolas. Neste cenário, o objetivo do trabalho é entender como a não utilização dos espaços públicos para discussão de temas políticos influencia o desinteresse e o desconhecimento de grande parte da população sobre o assunto, tendo como foco o ambiente escolar. A ausência de debates de cunho político perpetua uma cultura de desinformação, repleta por ideias rasas e muitas vezes equivocadas, baseadas em crenças preestabelecidas sem fundamentação teórica. Logo, podemos concluir o quão importante é o debate político nas escolas. A pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários, a efetivação de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo constituem os procedimentos metodológicos adotados, cujo intuito é ampliar o entendimento acerca do assunto e avaliar as incoerências teórico-conceituais que permeiam argumentos e discursos vinculados à política.

Palavras-chave


Escola. Política. Espaços Públicos.