Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO LÚDICO DE ASTRONOMIA
Marielle Hoalle Moreira Benevides Lage, Isabela Santos Silveira

Última alteração: 2018-08-24

Resumo


O suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo no calendário e no relógio, as estações do ano, as marés, as fases da lua, e até mesmo a vida em nosso planeta são fenômenos determinados pelo Sistema Sol-Terra-Lua, objeto de estudo da Astronomia. Devido ao avanço científico-tecnológico, surgiu a necessidade de enfatizar nas escolas os conteúdos de astronomia com as conquistas tecnológicas contemporâneas, uma vez que as condições de vida do ser humano estão interligadas direta ou indiretamente a este conhecimento. Porém, quase não há tratamento da Astronomia enquanto disciplina escolar na prática, muitas vezes por pouco domínio do docente em relação ao conteúdo e quando abordado falha na metodologia de ensino, predominantemente teórica. O presente trabalho tem como objetivo principal facilitar o aprendizado de crianças e adolescentes sobre o sistema solar através de um aplicativo de realidade virtual, que imerge o usuário em um novo espaço através de um óculos, sendo possível reproduzir vivências e facilitar a compreensão de conceitos de forma mais eficiente do que a teoria pura. Fazer o uso da realidade virtual para pessoas leigas permite ampliar o acesso à informação, desperta o interesse e a vontade em descobrir, além de incentivar futuro pesquisadores.

Palavras-chave


Astronomia, Realidade virtual, Ensino