Tamanho da fonte:
MODELAGEM DE UM SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS
Última alteração: 2018-08-25
Resumo
O presente trabalho propõe a modelagem de um Sistema Web que tem por finalidade gerenciar e acompanhar os resíduos têxteis produzidos pelas indústrias do vestuário no polo confeccionista de Divinópolis-MG. O trabalho tem como norteador a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) cujos principais objetivos são prevenir e reduzir a geração de resíduos, além de fornecer um conjunto de instrumentos que propiciam a sua reciclagem e reutilização. O modelo de sistema desenvolvido possibilitará ao usuário ter maior controle e conhecimento quanto a quantidade de tecido desperdiçado em uma linha de produção. Dessa forma, a partir da identificação da composição das fibras, da quantidade de sobra de tecidos e demais resíduos utilizados na produção do vestuário, objetiva-se fornecer etiquetas com identificação e classificação destes resíduos a fim de auxiliar no descarte e manejo adequados. Por fim, vislumbra-se propiciar uma administração sustentável do setor têxtil conforme preconizado pela PNRS visando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave
Gestão de resíduos. Resíduos Têxteis. Sustentabilidade.
Referências
G1 CENTRO-OESTE DE MINAS. Divinópolis pode se tornar oficialmente ‘Polo daModa’ – 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/divinopolis-pode-se-tornar-oficialmente-polo-da-moda.ghtml>. Acesso em: 19 de abril de 2018.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos>.Acesso em: 25 de abril de 2018.
PORTAL ACID. Projeto de Lei institui o Polo da Moda de Divinópolis. Disponível em: <http://portalacid.com.br/index.php/comunicacao/noticias/284-projeto-de-lei-institui-o-polo-da-moda-de-divinopolis>. Acesso em: 25 de abril de 2018.