Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO: ELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Rosana Aparecida Ferreira Nunes, Jéssica Luana de Oliveira Brandão, Maria Paula Damasceno Sabino, Sara Xavier Alcântara

Última alteração: 2018-08-13

Resumo


O trabalho em apreço contempla o tema ‘‘A mulher e o mercado de trabalho: elas na construção civil’’, e de maneira delimitada, analisa as causas e impactos sociais que tal situação provoca, sobretudo, em âmbito estadual. A seguinte pesquisa foi realizada através de dispositivos onlines, onde buscamos contatar o número máximo de construtoras do Estado de Minas Gerais, através da aplicação de um questionário destinado especialmente as trabalhadoras da mesma. Sendo assim, este estudo questiona de que modo o sexo feminino inserido neste contexto de trabalho, é afetado e o que pode e deve ser feito para melhorar, seguindo um dos dezessete objetivos para transformar nosso mundo, segundo a iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Palavras-chave


Desigualdade de gênero. Mercado de trabalho. Construção Civil.

Referências


CORREIO DO ESTADO. "A mulher e o mercado de trabalho: uma questão de gênero". Disponível em: <https://www.correiodoestado.com.br/opiniao/a-mulher-e-o-mercado-de-trabalho-uma-questao-de-genero/280992/>. Acesso em: 01 abr. 2018.

CREA-MG. Mulheres ocupam cargos de destaque no crea-minas. Disponível em: <http://www.crea-mg.org.br/index.php/comunicacao/noticias/2018/marco/418-mulheres-ocupam-cargo-de-destaque-no-crea-minas>. Acesso em: 30 mar. 2018.

SILVA, Neusa Maria; TOMASI, APN. Discriminação ao trabalho da mulher na construção civil: uma forma de opressão. Disponível em:<http://www.sitre.cefetmg.br/arquivos/Anais/GT-04/DISCRIMINAxO_AO_TRABALHO_DA_MULHER_NA_CONSTRUxO_CIVIL_UMA_FORMA_DE_OPRESSxO_-_Neusa_Maria_da_SILVA.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.

TERRA. Inovações ampliam a participação de mulheres na construção civil. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/inovacoes-ampliam-a-participacao-de-mulheres-na-construcao-civil,0b8fde1f075b3f855d7e813f98f6ab7aqc0a7ztq.html>. Acesso em: 21 mar. 2018.