Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
Machado (em)curta
Claudia Mara de Souza, Igor Max Duque Teixeira, Lucas Santos Borba de Andrade, Sthephany Karoline Soares de Araújo Tezza, Tallyta Duarte, Yan Henrique Alves Santos

Última alteração: 2018-09-06

Resumo


Este projeto trata da leitura e recepção de contos de Machado de Assis e da criação de curtas. O trabalho se justifica, pois os alunos do segundo ano Integrado do CEFET Campus Timóteo apresentaram a necessidade de entender o processo da criação literária no que diz respeito a aspectos sociais e psicológicos que norteiam a caracterização das personagens, do tempo e o espaço de criação. Diversas discussões durante as das aulas propiciaram condições para que os alunos elaborassem questões pertinentes à recepção estética e ao contexto de criação de diferentes textos literários. Diante disso, fazer um estudo acerca desse contexto tornou-se necessário no sentido de revelar esse processo e desenvolver, assim, uma leitura crítica. O interesse demonstrado possibilita uma pesquisa mais teórica. Para tal estudo, alguns contos de Machado de Assis foram selecionados a fim de tentar revelar os pressupostos que orientaram a sua produção. A recepção estética mostra-se necessária, ao mesmo tempo em que é inerente à formação crítica do leitor, visto que a compreensão da literatura produz diversos efeitos e sentimentos, além disso, diversas formas de apropriação do texto são possíveis no exercício da interpretação, como imagens, vídeos, encenações. Essas experiências transformadas em outra arte, no processo de retextualização sob o olhar do estudante, junto ao estudo do texto literário serão o produto final desse trabalho.

Palavras-chave


Recepção estética. Leitura crítica. Machado de Assis.

Referências


ASSIS, Machado de. A cartomante. In: Várias Histórias, Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 2-7.

ASSIS, Machado de. A causa secreta. In: Várias Histórias, Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 28-34.

ASSIS, Machado de. O Enfermeiro. In: Várias Histórias, Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 43-48.

ASSIS, Machado de. O espelho. In: Papeis Avulsos, Obra Completa, de Machado de Assis, vol. II, Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994, p.80-85.

ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. In: Relíquias de Casa Velha, Obra Completa, de Machado de Assis, vol. II, Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CÂNDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira. Vol. 2, 5. Ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975.

CANDIDO, Antonio. "De cortiço a cortiço". In: O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, p. 123- 132.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. 10. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ROMERO, Silvio. História da Literatura Brasileira. Vol. 1, 7. Ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olimpio, 1980.

ZOLA, Émile. O dinheiro. Lisboa: Guimarães & Cia., 1911.