Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM BAFÔMETRO CONTROLADO POR UM ARDUINO
Adriano Nogueira Drumond Lopes, Arthur Alexandre Cunha Custodio, Daniel Oliveira Milagre, Gabriel Oliveira Silva, Jady Lorrayne Alvarenga Gontijo de Amorim

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um etilômetro – equipamento popularmente chamado de bafômetro – controlado por um Arduino. A temática da embriaguez ao volante torna-se um problema social de grande relevância ao analisarem-se os altos índices de acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool. Nessa perspectiva, a oportunidade de propor uma solução para tal problemática através da utilização de conhecimentos tecnológicos em robótica e mecatrônica faz parte da motivação do grupo para o desenvolvimento do projeto. Com a utilização de um Arduino UNO, uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica, é possível desenvolver algoritmos capazes de controlar o sistema robótico. Ademais, objetivando-se aprimorar o funcionamento do bafômetro foi realizado um estudo sobre cada dispositivo que o compõe. Paralelamente, foram criados um desenho do protótipo em Software CAD 3D, um logo e um slogan para o trabalho. Além disso, foram realizadas simulações através de um programa de desenho auxiliado por computador: o TinkerCAD. A pesquisa apresenta-se em fase de desenvolvimento, estando na etapa de testes e na implementação de melhorias do código. Com a execução desse projeto está sendo possível elaborar um produto de baixo custo que possivelmente será capaz de diminuir o número de acidentes de trânsito.

Palavras-chave


Róbotica. Bafômetro. Eletrônica.

Referências


SOUZA, Líria Alves de. "Como funciona o Bafômetro"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-funciona-bafometro.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2018.

Do Bit ao Byte. Disponível em < https://www.dobitaobyte.com.br/sensor-de-vapor-etanol-mq3/ >. Acesso em 27 de agosto de 2018.