Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
MINI BOBINA DE TESLA
Jader Bôsco Gomes, Stela Ap. Marques de Souza, Daniel Botelho, Samuel Antonio de Alvarenga, Melquisedeque Mesquita Ferreira, Pedro Henrique Borges

Última alteração: 2018-08-28

Resumo


A Bobina de Tesla é um transformador ressonante capaz de gerar uma tensão altíssima de grande simplicidade de construção, inventado por "Nikola Tesla" por volta de 1890. Os estudos do protótipo visa simplificar e baratear os custos de energia, aplicação e manuseio, pois este desenvolvimento poderá trazer para a sociedade e aos usuários, a praticidade nos testes envolvendo os casos de interrupção de energia. A proposta do protótipo portátil gerador de energia luminosa utilizando uma voltagem relativamente pequena, e de fácil confecção, pois será utilizado em situações de interrupção e queda de energia para ambientes comerciais, residenciais e industriais. O protótipo desenvolveu-se a partir de um questionamento sobre como produzir e gerar energia luminosa sema necessidade da utilização de alta voltagem (tensão aplicada), baseado em um aparelho portátil e acessível, capaz de produzir iluminação suficiente aos consumidores e usuários em ambientes que proporcionam dificuldades de locomoção de baixa e/ou zero iluminação. Construído com uma placa mdf 200 x 150 x 3 mm, 200 mm fio cobre 1,2 mm, interruptor, resistor 20k ohm, conector e bateria 9v, tubo pvc 20x120mm, fio cobre esmaltado nº3 e uma lâmpada florescente.

Palavras-chave


Bobina. Tesla. Luminosidade.

Referências


CHENEY, Margaret. Tesla: Man out of Time. Touchstone, 2001.TESLA, Nikola: Ex periments with Alternate Currents of High Potential and High Frequency. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2012.TESLA, Nikola: My Inventions: The Autobiography of Nikola Tesla. Ancient WisdomPublications, 2011.