Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 29ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
ESCAVADEIRA HIDRÁULICA PARA AUXÍLIO NO ENSINO DA ROBÓTICA E DA LEI DE PASCAL
André Guimarães Ferreira, João Vitor Pimenta Lima, Allan Pereira de Freitas, André Luis Barbosa de Sá, Samuel Lucca Viana Miranda, Sílvio Ângelo Ribeiro Cocovick

Última alteração: 2019-08-11

Resumo


O uso da tecnologia na educação tem tornado o processo de aprendizagem mais dinâmico e motivador. Dentre os recursos tecnológicos utilizados na educação, destaca-se a Robótica Educacional que possibilita ao estudante desenvolver habilidades e competências como trabalho de pesquisa, a capacidade crítica, o senso em saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico. O trabalho desenvolvido busca empregar uma metodologia de ensino capaz de dar ao aluno um suporte prático a investigação e materialização de conceitos mecânicos, elétricos e hidráulicos (enunciados por Blaise Pascal) abordados em sala de aula, aprimorando a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. A escavadeira hidráulica do kit em questão é uma miniatura da CAT-320 da Caterpillar e encontra-se numa escala aproximada de 1:20. Apresenta, como toda escavadeira, três graus de liberdade, duas juntas rotacionais e uma torcional, logo, sua configuração é articulada. Seu órgão terminal é uma caçamba e o punho realiza apenas o movimento de arfagem. O kit é composto por chapas de MDF cortadas a laser, um microcontrolador (ESP-32), motores elétricos, um manual de instruções, seringas, tubos de plástico e demais elementos construtivos.

Palavras-chave


Robótica. Lei de Pascal. Robótica Educacional.