Tamanho da fonte:
SISTEMA DIGGITTUS E IMPLEMENTAÇÃO DE BLOG
Última alteração: 2019-08-14
Resumo
O trabalho com produção textual no ensino médio, na atualidade, tem sido desafiador em muitos aspectos, sobretudo ao que se refere à motivação dos alunos e à forma como as atividades são desenvolvidas e aplicadas com esta faixa etária de ensino. Na unidade Varginha do CEFET-MG, o trabalho com alguns tipos textuais é dificultado também pelo número das turmas iniciais (em média de 35 e 40 alunos) e a ausência de competências de habilidades básicas de leitura e escrita devidamente consolidadas no final do ensino fundamental I. A partir deste contexto, e em perspectiva multidisciplinar, objetivou-se trabalhar com a produção escrita em formato digital por meio de plataforma específica para este fim, e assim o sistema Diggittus foi estruturado para abarcar inúmeras atividades textuais de modo on-line, conforme disponível no www.diggittus.com. Nesta perspectiva, no intuito de integrar ainda mais seu público-alvo, implementou-se o blogue na plataforma, como forma de publicizar as produções discentes e movimentar esta prática de leitura e escrita no formato digital, de maneira a construir, gradativamente, uma cultura de escrita mais significativa ao contexto dos alunos e alinhada às tendências digitais que se consolidam em nossa sociedade.
Palavras-chave
Produção textual. Tecnologias. Práticas de ensino.