Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 29ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
CEFET EM CENA: A DIALÉTICA TEATRAL DO FAZER, VIVER E INTERPRETAR NARRATIVAS, INTRODUZIDA E APLICADA NO ESPAÇO ESCOLAR.
Heverton Ferreira Alexandre, Cecília Ellen Domingueti, Lívia Bastos Trindade, Vinícius Pompeu de Oliveira

Última alteração: 2019-09-06

Resumo


O projeto tem como objetivo geral trazer a linguagem do teatro para uma escola técnica, o CEFET-MG de Varginha, de modo que ela possa contribuir na relação entre escola e sociedade, enfatizando a importância da Arte e do teatro na vida das pessoas. O teatro se apresenta como forte elemento de afetação e persuasão, trabalhando o corpo, a voz, e a interação dos alunos dentro da escola técnica, criando momentos de reflexão e descontração. Inspirando-se nos métodos da autora e diretora de teatro Viola Spolin e de Jean-Pierre Ryngaert, os jogos dramáticos e teatrais foram aplicados como ferramenta pedagógica, utilizando o espaço cênico, o conhecimento, o domínio do corpo, a relação entre os atores e com os objetos, o uso da voz, dos gestos, entre outros, para aprimorar as habilidades dos alunos. Vale ressaltar que um dos principais objetivos iniciais do projeto era produzir um musical sobre a história do samba no Brasil, intitulado “Desde que o Samba é Samba”, mas esse objetivo foi se alterando à medida que o grupo foi evoluindo e compartilhando seus pensamentos como parte do processo de criação. Assim, foi decidido que a adaptação do musical “Chicago" seria o mais viável pelas demandas já alcançadas. Para os alunos participantes do projeto, as oficinas de teatro trazem diversos benefícios, equilibrando a vivência e o aprendizado experimental com o conhecimento técnico e científico aplicado durante as aulas e mudando a perspectiva de uma instituição tecnológica pela arte.

Palavras-chave


Teatro. Escola. Tecnológica.