Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 29ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
MEU MUSEU DE BORDO: MUSEU VIRTUAL PROPONDO MEDIAÇÃO CULTURAL ESTABELECENDO DIALÉTICAS SOBRE O CONCEITO E A VALORIZAÇÃO DA ARTE NO ESPAÇO ESCOLAR.
Heverton Ferreira Alexandre, Carla Fernanda Silva Garcia, Adryan de Oliveira Nicolau, Patrícia Caroline Costa, Cesar Henrique Araújo, Anelyse Maria da Silva Maria da Silva

Última alteração: 2019-08-14

Resumo


A pesquisa tem como um dos objetivos unir Arte e Tecnologia para gerar acessibilidade por meio de um site que proporciona ferramenta de discussão, reflexão e provocação. Diante de elementos tecnológicos simples, podemos estabelecer uma nova reflexão sobre a Arte e o meio no qual está inserido; a ideia é desenvolvida através de exposições realizadas no “Meu Museu de Bordo” nome do museu virtual sugerido pelo elemento de registro praticado em sala de aula o” diário de bordo”, criado a partir de exposições, instalações e apresentações realizadas pela disciplina de Arte. O processo criativo acontece pelas as atividades interativas, práticas e em grupo, realizadas nas aulas de Artes, pois estão diretamente ligadas as várias linguagens da arte e a construção do olhar de espectador para a obra de arte, que incentivam os alunos a buscarem as vertentes artísticas, através da criatividade, facilitando o processo e aprendizagem dos alunos do ensino médio técnico por meio da tecnologia. A proposta de expor parte dos alunos como forma de propagar a linguagem da Arte para a comunidade. As mesmas mostram a multiplicidade, a diversidade e a singularidade da produção da Arte contemporânea no contexto escolar de formação tecnológica. Cada trabalho, que faz parte dessa coletiva, traz uma narrativa do cotidiano do aluno entre os conceitos e as práticas do fazer, da instauração e da criação da obra. Neste sentido, se contrapõe à estética que é o território da fruição e da apreciação crítica.

Palavras-chave


Arte. Tecnologia. Mediação.