Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 29ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE SATÉLITES DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Geraldo Magela Couto Oliveira, Lucas Assunção Costa, Júlia Antunes Miranda, Jhonatan Antônio Goulart Carvalho, Yan Anderson Sant'ana Silva

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


O desenvolvimento de satélites didáticos tem contribuído nas atividades de ensino e desenvolvimento de modelos reais. Percebida a necessidade de obter experiência prática nos ambientes acadêmicos, utiliza-se um satélite didático como opção em atividades de ensino devido a sua semelhança no processo de desenvolvimento de um satélite de grande porte ou até mesmo outros tipos de sistemas embarcados. Iniciou-se o estudo analisando outros projetos já existentes de forma a entender os padrões, dificuldades e acertos. Após tal análise, foi definido o modelo, o material de construção, os sensores embarcados e os experimentos embutidos. A partir disso, foi elaborado o cronograma de montagem e testes dos protótipos. Já foram desenvolvidas a estrutura do satélite, adquiridos os componentes eletrônicos e testados os sensores. O grupo pretende até o final do ano, lançar o satélite em um mini-foguete ou em um balão meteorológico e apresentar o trabalho como projeto de TCC no curso técnico de Informática do CEFET-MG Campus Contagem.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Engenharia. Simulação.