Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 29ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

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O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL: A QUALIDADE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEFET – MG, CAMPUS CURVELO, SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Ana Ceília Estevão, Patrícia Bhering Fialho, Paulo Roberto Andrade de Paula

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


A melhoria curricular deve ser uma ação constante para que possibilite adequação ao desenvolvimento do mercado de trabalho e sociedade. Essa pesquisa baseia-se na Iniciativa CDIO (Conceber - Projetar - Implementar - Operar), uma organização internacional que visa melhorar o ensino de engenharia, e teve como objetivo analisar a qualidade do curso de Engenharia Civil do CEFET – Campus Curvelo sob a perspectiva dos alunos. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de currículo, motivação, avaliação e metodologias de ensino além das metodologias CDIO e sua implementação em algumas universidades. Realizou-se também a análise do Projeto Pedagógico Curricular do Curso (PPC). Foram aplicados questionários semiestruturados com alunos matriculados e egressos do curso de engenharia civil. Os resultados mostraram a existência de disciplinas estruturadas de acordo com a CDIO, entretanto apenas 19% afirmaram que o currículo estimula a interdisciplinaridade. Entre os entrevistados, 40% se mostraram interessados ​​em desenvolver competências da CDIO. Com relação a motivação, 37% dos entrevistados afirmaram se sentirem motivados com o curso, 30% de maneira mediana, 32% não se sentem motivados e apenas 1% preferiu não opinar. A pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão do curso e para identificar as demandas dos alunos podendo auxiliar na melhoria curricular.

Palavras-chave


Melhoria curricular. CDIO. Ensino-aprendizagem.