Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 3ª Mostra Bienal de Extensão 2022

Tamanho da fonte: 
Entre cartas com sua comunidade: Oneyda e Mário
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, Ana Caroline Silva do Carmo, Maria Vitória Oliveira Quirino, Elaine Selvati

Última alteração: 2022-07-04

Resumo


https://www.youtube.com/watch?v=RfNZDlHGpYM

Em meio à crise da Covid-19, neste cenário de pandemia que ainda persiste, que lugar a leitura e a escrita continuam a ocupar no momento em que os isolamentos começam a diminuir? Como a escola, que volta à sua rotina presencial, pretende e pode se reorganizar para manter o desenvolvimento contínuo da escrita e formação leitora do jovem aluno de ensino médio? Com as bases em Alvarenga(1983), Dehaene(2012), Ionta(2013), Usher (2014), Barton e Lee(2015), Rodrigues(2017), Ribeiro(2018), Pereira(2021) e Remenche e Dionísio (2021), e a partir das experiências e resultados parciais da edição do projeto “Entre Cartas…” Com sua Comunidade-Edição Digital e Exchanging Letters - Edição Internacional, o objetivo desta proposta é ampliar e consolidar os trabalhos com habilidades e competências de leitura e a escrita para o estudante do ensino médio, por meio do gênero carta, voltando-se para suas realidades regionais, tanto em contexto digital quanto presencial/manuscrito. Os pontos motivadores nesta edição serão as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, marco histórico do Modernismo no Brasil, e a amizade entre a ilustre cidadã varginhense Oneyda Alvarenga e o grande autor e líder do movimento modernista brasileiro, Mário de Andrade. A partir desse contexto, com a materialidade e estudos das cartas trocadas entre eles, objetiva-se dar espaço e destaque a importantes temáticas históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais que estiveram presentes no Brasil e em nossa região especialmente entre os trajetos de Varginha e São Paulo, por meio de ações e intervenções, em diferentes formatos e performances, a fim de que o trabalho com produção textual, por meio do gênero carta no ensino médio, consolide-se neste momento pós-pandemia, como mais um recurso didático multidisciplinar e integrador que amplie os letramentos estudantis competências leitoras e habilidades de escrita.

Palavras-chave


Carta. Formação Leitora. Produção Escrita.