Tamanho da fonte:
Narrativas de quarentena
Última alteração: 2022-07-05
Resumo
https://www.youtube.com/watch?v=cZ2jgECVgdQ
Com a pandemia da Covid-19, detectou-se a necessidade insurgente de reflexões acerca das (im)possibilidades de isolamento do ser humano e de repensar o lugar da escola na vida dos estudantes. É nesse contexto que o projeto de extensão “Narrativas de Quarentena”, do CEFET-MG Nepomuceno e Varginha foi desenvolvido, refletindo em momentos como este sobre temas ligados ao isolamento de forma literal e metafórica,bem como aos processos de ensino e aprendizagem que precisaram ser revistos, para além de um contexto de pandemia.O objetivo central foi ser um espaço para aproximar e conectar pessoas, assim como desenvolver práticas de produções digitais, de caráter artístico, formativo e cultural, em diversos gêneros e edição de narrativas, para que os envolvidos tivessem condição de olhar criticamente para o universo em que vivem, percebendo o funcionamento de uma engrenagem social e histórica na qual estão inseridos. As atividades online voltaram-se ao fortalecimento das ações colaborativas entre estudantes,assim como de alguns grupos da população em condição de isolamento social, em uma interação educativa e reflexiva entre jovens, sua comunidade escolar e seu meio social, para o uso crítico das mídias e das tecnologias.A metodologia consistiu em ações digitais interdisciplinares e colaborativas entre os estudantes e os motivou para além do universo escolar, com uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e encontros em plataformas virtuais, ampliando-lhes a consciência do lugar que ocupam, seja ele privilegiado ou precário, bem como os multiletramentos que emergiram de tais situações. Assim,como parte dos resultados, além de consolidar um espaço de interações e interfaces diversificadas, e ter um material como acervo, foi possível transcender,significativamente,com leitura,escrita, rodas de conversa e literatura,esse momento de afastamentos,ratificando que o espaço escolar pode diversificar-se também.
Com a pandemia da Covid-19, detectou-se a necessidade insurgente de reflexões acerca das (im)possibilidades de isolamento do ser humano e de repensar o lugar da escola na vida dos estudantes. É nesse contexto que o projeto de extensão “Narrativas de Quarentena”, do CEFET-MG Nepomuceno e Varginha foi desenvolvido, refletindo em momentos como este sobre temas ligados ao isolamento de forma literal e metafórica,bem como aos processos de ensino e aprendizagem que precisaram ser revistos, para além de um contexto de pandemia.O objetivo central foi ser um espaço para aproximar e conectar pessoas, assim como desenvolver práticas de produções digitais, de caráter artístico, formativo e cultural, em diversos gêneros e edição de narrativas, para que os envolvidos tivessem condição de olhar criticamente para o universo em que vivem, percebendo o funcionamento de uma engrenagem social e histórica na qual estão inseridos. As atividades online voltaram-se ao fortalecimento das ações colaborativas entre estudantes,assim como de alguns grupos da população em condição de isolamento social, em uma interação educativa e reflexiva entre jovens, sua comunidade escolar e seu meio social, para o uso crítico das mídias e das tecnologias.A metodologia consistiu em ações digitais interdisciplinares e colaborativas entre os estudantes e os motivou para além do universo escolar, com uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e encontros em plataformas virtuais, ampliando-lhes a consciência do lugar que ocupam, seja ele privilegiado ou precário, bem como os multiletramentos que emergiram de tais situações. Assim,como parte dos resultados, além de consolidar um espaço de interações e interfaces diversificadas, e ter um material como acervo, foi possível transcender,significativamente,com leitura,escrita, rodas de conversa e literatura,esse momento de afastamentos,ratificando que o espaço escolar pode diversificar-se também.
Palavras-chave
Textualidades. Ensino Remoto. Multiletramentos.