Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 3ª Mostra Bienal de Extensão 2022

Tamanho da fonte: 
Oficinas Maker - 07/2021 a 08/2021
Lindolpho Oliveira de Araujo Junior, Álvaro Bastos de Almeida Pinheiro, Flávio Alves Sanches, Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra, Gabriel Miguel Castro Martins, Helton Pojo Conceição

Última alteração: 2022-07-05

Resumo


https://youtu.be/YX_Du1jz8Co
Há algum tempo, o PET - Controle e Automação vem desenvolvendo ações para estimular o conhecimento científico e tecnológico entre os estudantes de ensino fundamental e médio de Leopoldina e Região. Dessa maneira, realizou alguns projetos de extensão que estimulavam esse espírito nos discentes, percebendo o impacto positivo quando da recepção de ingressantes nos seus cursos técnicos e de engenharia oriundos desses projetos. Com o objetivo de integrar todas essas ações de extensão, o grupo decidiu criar uma ação de extensão chamada Oficinas Maker, voltada para a realização de oficinas através do uso de metodologias associadas à cultura Maker.
A ação reuniu estudantes da região, diretores, professores, pais de alunos e membros da sociedade em geral em um ambiente de ciência e tecnologia, inovação e empreendedorismo, em que o centro das ações é o estudante aproximando a tecnologia e a inovação do dia a dia dos Leopoldinenses, mostrando que as novas gerações podem representar mudança e desenvolvimento sustentável da cidade e região.
Como metodologia proposta, a atividade se dividiu em três momentos: a) Planejamento, organização e divulgação da ação; b) Realização de cursos e das oficinas; c) Avaliação final da ação através de reuniões e questionário de pesquisa de opinião com participantes.
Como principais resultados, tem-se: a formação cidadã e crítica do extensionista quanto aos problemas da sociedade e de como podemos atuar para transformá-la. Também, espera-se conscientizar a população da importância da educação como elemento transformador para as futuras gerações, da conscientização da população para o potencial que essa nova geração traz, em relação a poder transformar o mundo em que vivemos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município. Também, despertar o interesse de estudantes e professores para o uso de novas tecnologias para atividades educativas, bem como de materiais encontrados no nosso dia a dia.

Palavras-chave


Cultura Maker. Educação Tutorial. Oficinas