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CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO CÁPSULA DE MODA INCLUSIVA COM FOCO NAS MULHERES USUÁRIAS DE CADEIRAS DE RODAS
Última alteração: 2021-09-29
Resumo
Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Zd02SDptQP8&ab_channel=DayanaFernandes
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência, e isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. Ao analisar essa realidade, encontramos nessa pesquisa as mulheres com algum tipo de limitação nos movimentos dos membros inferiores e que são usuárias de cadeiras de rodas. Diante disso, no decorrer da vida, essas mulheres encontram diversas dificuldades, entre elas, no processo de escolhas do vestuário no ato da compra ou no uso diário das peças (vestibilidade), uma vez que no atual mercado de moda, as roupas comercializadas não têm como foco os indivíduos com alguma limitação física ou locomotora. Assim sendo, o presente estudo tem como enfoque a área de criação de uma coleção cápsula, que inclui pesquisas, desenhos de produto, análise ergonômica, escolha de tecidos e seleção de aviamentos. A pesquisa de campo teve como foco a criação de uma moda inclusiva para mulheres com algum tipo de limitação nos membros inferiores, e que são usuárias de cadeiras de rodas. A metodologia de pesquisa utilizada foi à qualitativa, exploratória, descritiva, por meio de procedimentos bibliográficos e de campo; através de aplicação do método de investigação, planejamento, desenvolvimento e criação de uma coleção cápsula de vestuário. Antes dos processos criativos, foram realizados observação, questionários e entrevistas com mulheres que são usuárias de cadeiras de rodas; a fim de entender se o objetivo proposto pelo trabalho alcançariam os resultados almejados, ou seja, produtos funcionais, tecidos e aviamentos adequados para melhorar a qualidade de vida e peças ergonomicamente pensadas na mobilidade e praticidade. Como resultados obtidos, as pesquisadoras desenvolveram painéis imagéticos com foco na funcionalidade e uma coleção cápsula com produtos que apresentam soluções práticas para as mulheres usuárias de cadeiras de rodas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência, e isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. Ao analisar essa realidade, encontramos nessa pesquisa as mulheres com algum tipo de limitação nos movimentos dos membros inferiores e que são usuárias de cadeiras de rodas. Diante disso, no decorrer da vida, essas mulheres encontram diversas dificuldades, entre elas, no processo de escolhas do vestuário no ato da compra ou no uso diário das peças (vestibilidade), uma vez que no atual mercado de moda, as roupas comercializadas não têm como foco os indivíduos com alguma limitação física ou locomotora. Assim sendo, o presente estudo tem como enfoque a área de criação de uma coleção cápsula, que inclui pesquisas, desenhos de produto, análise ergonômica, escolha de tecidos e seleção de aviamentos. A pesquisa de campo teve como foco a criação de uma moda inclusiva para mulheres com algum tipo de limitação nos membros inferiores, e que são usuárias de cadeiras de rodas. A metodologia de pesquisa utilizada foi à qualitativa, exploratória, descritiva, por meio de procedimentos bibliográficos e de campo; através de aplicação do método de investigação, planejamento, desenvolvimento e criação de uma coleção cápsula de vestuário. Antes dos processos criativos, foram realizados observação, questionários e entrevistas com mulheres que são usuárias de cadeiras de rodas; a fim de entender se o objetivo proposto pelo trabalho alcançariam os resultados almejados, ou seja, produtos funcionais, tecidos e aviamentos adequados para melhorar a qualidade de vida e peças ergonomicamente pensadas na mobilidade e praticidade. Como resultados obtidos, as pesquisadoras desenvolveram painéis imagéticos com foco na funcionalidade e uma coleção cápsula com produtos que apresentam soluções práticas para as mulheres usuárias de cadeiras de rodas.
Palavras-chave
Moda Inclusiva. Design. Vestibilidade.