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MÍDIAS E ESPORTE: UM OLHAR SOB O VIÉS DISCURSIVO
Última alteração: 2021-11-30
Resumo
https://youtu.be/6FlGmbaFcBM
A ascensão do esporte, como um dos maiores fenômenos do século XXI, está intimamente ligada à sua divulgação na e pela mídia. Nos dias atuais, as mídias, quer digitais quer impressas, são ferramentas de informação e de propagação de discursos sobre o esporte, as quais não são neutras, constituem-se meio político-ideológico que circula e “estabiliza” sentidos na e para a sociedade. Assim sendo, os discursos veiculados pela mídia materializam diferentes processos de significação, os quais requerem gestos de leitura-interpretação muito além do ato mecânico de decodificação de ideias preconcebidas, dado que articulam o simbólico e o político, produzindo memória. Dito isso, com este projeto de pesquisa, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, analisamos a representação da mulher no e pelo discurso do esporte, especificamente, no discurso formulado a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Para tanto, selecionamos três capas do jornal “O Globo”, a partir das quais, analisando a relação entre linguagem verbal e não-verbal na constituição dos diferentes efeitos sentidos e levando em consideração a constituição, a formulação e a circulação desses discursos (Cf. ORLANDI, 2012), buscamos compreender como a mulher é significada nessa mídia. Em vista das análises realizadas, embora tenhamos constatado, certo destaque para as mulheres no discurso esportivo (ao figurarem nas capas da mídia impressa, por exemplo), ao analisarmos a relação verbal e não-verbal, verificamos a (re)produção de estereótipos de gênero que significam a conquista feminina como decorrente de fatores externos. De nossa perspectiva, esse fato reforça a necessidade de enfrentamento das desigualdades em variadas esferas sociais, como na mídia esportiva.
A ascensão do esporte, como um dos maiores fenômenos do século XXI, está intimamente ligada à sua divulgação na e pela mídia. Nos dias atuais, as mídias, quer digitais quer impressas, são ferramentas de informação e de propagação de discursos sobre o esporte, as quais não são neutras, constituem-se meio político-ideológico que circula e “estabiliza” sentidos na e para a sociedade. Assim sendo, os discursos veiculados pela mídia materializam diferentes processos de significação, os quais requerem gestos de leitura-interpretação muito além do ato mecânico de decodificação de ideias preconcebidas, dado que articulam o simbólico e o político, produzindo memória. Dito isso, com este projeto de pesquisa, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, analisamos a representação da mulher no e pelo discurso do esporte, especificamente, no discurso formulado a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Para tanto, selecionamos três capas do jornal “O Globo”, a partir das quais, analisando a relação entre linguagem verbal e não-verbal na constituição dos diferentes efeitos sentidos e levando em consideração a constituição, a formulação e a circulação desses discursos (Cf. ORLANDI, 2012), buscamos compreender como a mulher é significada nessa mídia. Em vista das análises realizadas, embora tenhamos constatado, certo destaque para as mulheres no discurso esportivo (ao figurarem nas capas da mídia impressa, por exemplo), ao analisarmos a relação verbal e não-verbal, verificamos a (re)produção de estereótipos de gênero que significam a conquista feminina como decorrente de fatores externos. De nossa perspectiva, esse fato reforça a necessidade de enfrentamento das desigualdades em variadas esferas sociais, como na mídia esportiva.
Palavras-chave
Análise de Discurso. Discurso do Esporte. Mulher. Verbal. Não-verbal.