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DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE SOBREVIVÊNCIA COM DESAFIOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO O UNITY3D
Última alteração: 2021-09-27
Resumo
youtu.be/r7gTdWZW-J8
O mercado de jogos eletrônicos cresceu constantemente nas últimas décadas, ultrapassando setores como o da indústria do cinema. Além do fator diversão, um jogo possibilita o trabalho com questões educacionais e criativas, servindo como ferramenta imersiva com propósitos diversos. Com o projeto The Last planeja-se criar um jogo de sobrevivência 3D que contenha desafios de lógica de programação como uma de suas mecânicas. Além disso, o jogo apresenta a história de um futuro distópico, no qual a humanidade enfrenta problemas devido a irresponsabilidades ambientais. Para o desenvolvimento do jogo foram usadas, as ferramentas Unity 3D e Blender, ambas gratuitas. O Unity é um motor gráfico que permite realizar tanto a parte de programação em C# quanto a de construção dos cenários, com aspectos de iluminação, física (colisão, gravidade, etc), controladores de personagem, entre outros. Já o Blender foi utilizado para a modelagem 3D de objetos personalizados, além da aplicação de texturas. Para o desenvolvimento do jogo foi necessária a pesquisa em materiais oficiais e fóruns de desenvolvimento das ferramentas usadas, além de testes com diversas técnicas, com propósitos semelhantes, com o intuito de identificar aquelas que proporcionassem um bom custo-benefício em termos de custo de processamento e qualidade gráfica. Um exemplo destas comparações é o sistema de iluminação, que teve várias melhorias desde a primeira versão do projeto. As etapas iniciais deste trabalho foram apresentadas em eventos como a Genius Olympiad 2020-2021 e premiadas em 1º lugar na FEMIC 2020 em sua categoria. O jogo conta atualmente com um bunker e uma área externa “a céu aberto”, todas com física, iluminação e decoração aplicadas. Além disso, também existe a mecânica de lógica de programação, que permite o acesso a algumas informações da história. O projeto cumpriu com seus objetivos e permitiu um crescimento profissional da equipe, além da participação em feiras e eventos.
O mercado de jogos eletrônicos cresceu constantemente nas últimas décadas, ultrapassando setores como o da indústria do cinema. Além do fator diversão, um jogo possibilita o trabalho com questões educacionais e criativas, servindo como ferramenta imersiva com propósitos diversos. Com o projeto The Last planeja-se criar um jogo de sobrevivência 3D que contenha desafios de lógica de programação como uma de suas mecânicas. Além disso, o jogo apresenta a história de um futuro distópico, no qual a humanidade enfrenta problemas devido a irresponsabilidades ambientais. Para o desenvolvimento do jogo foram usadas, as ferramentas Unity 3D e Blender, ambas gratuitas. O Unity é um motor gráfico que permite realizar tanto a parte de programação em C# quanto a de construção dos cenários, com aspectos de iluminação, física (colisão, gravidade, etc), controladores de personagem, entre outros. Já o Blender foi utilizado para a modelagem 3D de objetos personalizados, além da aplicação de texturas. Para o desenvolvimento do jogo foi necessária a pesquisa em materiais oficiais e fóruns de desenvolvimento das ferramentas usadas, além de testes com diversas técnicas, com propósitos semelhantes, com o intuito de identificar aquelas que proporcionassem um bom custo-benefício em termos de custo de processamento e qualidade gráfica. Um exemplo destas comparações é o sistema de iluminação, que teve várias melhorias desde a primeira versão do projeto. As etapas iniciais deste trabalho foram apresentadas em eventos como a Genius Olympiad 2020-2021 e premiadas em 1º lugar na FEMIC 2020 em sua categoria. O jogo conta atualmente com um bunker e uma área externa “a céu aberto”, todas com física, iluminação e decoração aplicadas. Além disso, também existe a mecânica de lógica de programação, que permite o acesso a algumas informações da história. O projeto cumpriu com seus objetivos e permitiu um crescimento profissional da equipe, além da participação em feiras e eventos.
Palavras-chave
Unity 3D. Jogo independente. Desafio de lógica