Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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A INSERÇÃO DA ESQUIZOANÁLISE EM CURRÍCULOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PSICOLOGIA: ANÁLISES E POSSIBILIDADES
MATUSALÉM DE BRITO DUARTE, Maria Clara Moreira Rosa

Última alteração: 2021-09-30

Resumo


Link do vídeo: https://youtu.be/-EPA2R9arfA

A Esquizoanálise de Gilles Deleuze e Félix Guattari traz como proposta uma nova leitura imanente da vida e uma teoria sobre o inconsciente enquanto produção. Essa pesquisa, de cunho quali-quantitativo, teve como objetivo avaliar a inserção da Esquizoanálise no currículo e no projeto pedagógico de cursos de formação de psicólogos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e teórica, com o intuito de elencar os principais pressupostos e conceitos dessa abordagem e sua possibilidade de contribuição para a formação na área de Psicologia, em consonância com uma pesquisa documental dos currículos e projetos pedagógicos de duas universidades distintas: U1 e U2. Nessa segunda etapa, foram feitas análises qualitativas das ementas e bibliografias básicas e complementares das unidades curriculares, descritas em cada projeto pedagógico, buscando verificar a forma de abordagem e a presença de autores e textos esquizoanalíticos. Outra análise, de cunho quantitativo, teve como objetivo avaliar o percentual da inserção da esquizoanálise, com relação ás unidades curriculares e bibliografias utilizadas nas mesmas. Do ponto de vista qualitativo, os resultados apontam que os saberes esquizoanalíticos estão concentrados nas unidades curriculares que abordam análises macropolíticas, institucionais e grupais, o que acaba por excluir outras facetas desse campo, como a noção de klínica, de rizoma e de micropolítica. Os resultados quantitativos sugerem uma escassa presença da esquizoanálise nos cursos em questão, sendo presente em apenas 5,68% das disciplinas e em 1,7% das bibliografias da U1, ao passo que na U2 ela é observada em 4,1% das disciplinas e 0,8% do total de bibliografias.

Palavras-chave


Esquizoanálise. Formação em Psicologia. Clínica. Currículo.