Tamanho da fonte:
ANÁLISE EXPERIMENTAL DE UM MOTOR À REAÇÃO
Última alteração: 2021-09-22
Resumo
https://youtu.be/RGOQXiaonLc
Devido à alta relação potência-peso e por serem compactos, os motores a reação são sistemas muito utilizados em meios de transporte, principalmente na aviação. O empuxo gerado pela velocidade dos gases de escape é grande o suficiente para causar elevada aceleração nos dispositivos de transporte. As pesquisas sobre os motores a reação ocorrem com o objetivo de melhorar a eficiência do sistema e reduzir os ruídos de funcionamento. A análise pode ser realizada por modelos computacionais e/ou por experimentos materiais. A proposta do presente projeto é baseada na análise experimental de um motor a reação. O trabalho consiste na confecção de um protótipo de uma turbina a gás utilizando um turbocompressor veicular, uma câmara de combustão fabricada com chapas de aço e um bocal adaptado à turbina. Como combustível será utilizado gás liquefeito de petróleo e o sistema de ignição se constituirá de bateria, contato de ignição, bobina e vela. O protótipo será adaptado a uma bancada. Será avaliada a influência da variação da vazão mássica de combustível na rotação do turbocompressor. A variação da vazão mássica se dará por meio de uma válvula reguladora de vazão e a medição ocorrerá via balança e cronômetro. A rotação do turbo compressor será medida com o auxílio de um estroboscópio. Também será realizada a análise termodinâmica para verificar a potência térmica gerada. Após o término do projeto, a bancada atenderá as aulas práticas das disciplinas das áreas térmicas realizadas no Laboratório de Motores do CEFET-MG unidade Araxá-MG.
Devido à alta relação potência-peso e por serem compactos, os motores a reação são sistemas muito utilizados em meios de transporte, principalmente na aviação. O empuxo gerado pela velocidade dos gases de escape é grande o suficiente para causar elevada aceleração nos dispositivos de transporte. As pesquisas sobre os motores a reação ocorrem com o objetivo de melhorar a eficiência do sistema e reduzir os ruídos de funcionamento. A análise pode ser realizada por modelos computacionais e/ou por experimentos materiais. A proposta do presente projeto é baseada na análise experimental de um motor a reação. O trabalho consiste na confecção de um protótipo de uma turbina a gás utilizando um turbocompressor veicular, uma câmara de combustão fabricada com chapas de aço e um bocal adaptado à turbina. Como combustível será utilizado gás liquefeito de petróleo e o sistema de ignição se constituirá de bateria, contato de ignição, bobina e vela. O protótipo será adaptado a uma bancada. Será avaliada a influência da variação da vazão mássica de combustível na rotação do turbocompressor. A variação da vazão mássica se dará por meio de uma válvula reguladora de vazão e a medição ocorrerá via balança e cronômetro. A rotação do turbo compressor será medida com o auxílio de um estroboscópio. Também será realizada a análise termodinâmica para verificar a potência térmica gerada. Após o término do projeto, a bancada atenderá as aulas práticas das disciplinas das áreas térmicas realizadas no Laboratório de Motores do CEFET-MG unidade Araxá-MG.
Palavras-chave
Motor à reação. Turbina a gás. Propulsão a jato.