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ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DOS DISCENTES DO CEFET-MG CAMPUS V
Última alteração: 2021-09-28
Resumo
https://youtu.be/-8zcmCZ0wr8
A globalização, o desenvolvimento tecnológico por que passa o Brasil bem como o processo de internacionalização das universidades com parcerias no exterior têm despertado nos alunos de instituições públicas como o CEFET um grande interesse pelo estudo da língua inglesa. Esse cenário se torna um campo fértil para a implementação de EMI (English
as a Medium of Instruction), uma modalidade de ensino em língua inglesa não com o foco na língua em si, mas no conteúdo. Porém, para que o EMI seja implantado, torna-se necessário um
curso preparatório em ESP (English for Specific Purposes) para que o aluno possa usar a língua tanto em situações de sua vida acadêmica quanto em sua atuação profissional. Obviamente, para que um curso de línguas com esse perfil seja bem-sucedido, torna-se necessário um trabalho interdisciplinar e uma análise das necessidades de aprendizagem, dos
desejos dos alunos, bem como das lacunas que precisam ser preenchidas, ou seja, a diferença
entre o que o aluno sabe e o que precisa aprender para atuar nas situações-alvo. Partindo da análise dessas necessidades, o objetivo do projeto foi desenvolver um material para ser utilizado nas aulas de ESP. Os dados foram coletados através da aplicação de 3 questionários distintos: um para os alunos, um para os professores e outro para profissionais da área. A partir da análise dos dados foi feita a seleção de textos, vídeos e atividades que poderiam ser usadas nas 4 disciplinas optativas de língua inglesa que atualmente são oferecidas no Curso de Engenharia Mecatrônica do CEFET-MG Campus Divinópolis. A seleção do material a que se propunha o projeto foi finalizada, porém, seu uso encontra-se em fase de teste e aprimoramento, tomando como base a experiência do professor em sala de aula e o feedback dos alunos.
A globalização, o desenvolvimento tecnológico por que passa o Brasil bem como o processo de internacionalização das universidades com parcerias no exterior têm despertado nos alunos de instituições públicas como o CEFET um grande interesse pelo estudo da língua inglesa. Esse cenário se torna um campo fértil para a implementação de EMI (English
as a Medium of Instruction), uma modalidade de ensino em língua inglesa não com o foco na língua em si, mas no conteúdo. Porém, para que o EMI seja implantado, torna-se necessário um
curso preparatório em ESP (English for Specific Purposes) para que o aluno possa usar a língua tanto em situações de sua vida acadêmica quanto em sua atuação profissional. Obviamente, para que um curso de línguas com esse perfil seja bem-sucedido, torna-se necessário um trabalho interdisciplinar e uma análise das necessidades de aprendizagem, dos
desejos dos alunos, bem como das lacunas que precisam ser preenchidas, ou seja, a diferença
entre o que o aluno sabe e o que precisa aprender para atuar nas situações-alvo. Partindo da análise dessas necessidades, o objetivo do projeto foi desenvolver um material para ser utilizado nas aulas de ESP. Os dados foram coletados através da aplicação de 3 questionários distintos: um para os alunos, um para os professores e outro para profissionais da área. A partir da análise dos dados foi feita a seleção de textos, vídeos e atividades que poderiam ser usadas nas 4 disciplinas optativas de língua inglesa que atualmente são oferecidas no Curso de Engenharia Mecatrônica do CEFET-MG Campus Divinópolis. A seleção do material a que se propunha o projeto foi finalizada, porém, seu uso encontra-se em fase de teste e aprimoramento, tomando como base a experiência do professor em sala de aula e o feedback dos alunos.
Palavras-chave
Engenharia Mecatrônica. Inglês. Inglês para fins específicos.