Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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IMPRENSA ELEGANTE: PERIÓDICOS FEMININOS NO SÉCULO XIX E A IDEIA DE MODERNIDADE ATRAVÉS DAS VESTIMENTAS (1850-1900)
Flávio Raimundo Giarola, Camila Rafhaela Delano de Castro

Última alteração: 2021-09-28

Resumo


https://youtu.be/hdl51TLhsC0
Este trabalho analisa as relações entre moda, mulheres e modernidade no Brasil da segunda metade do século XIX. A finalidade da pesquisa é entender as características da moda e da cultura elegante que circulavam neste período, além da posição da mulher na sociedade, usando como fonte os periódicos femininos. O desenvolvimento da pesquisa se deu através da análise de jornais femininos disponíveis no site da Biblioteca Nacional, em especial o Jornal das Senhoras (1852-1855). Atentamos para os discursos e representações presentes nos artigos, anúncios e imagens do periódico. Nossos principais resultados vieram do Jornal das Senhoras, que tinha uma redação completamente feminina. Por meio de pseudônimos, as redatoras buscavam transmitir ideais de emancipação da mulher, defendidos como uma forma de comportamento moderno. Lutavam, principalmente, pelo acesso à educação para as mulheres, mesmo que de forma moderada, pois justificavam sua pauta com o discurso de que a educação faria com que essas fossem melhores governantas, esposas e mães. As sugestões de vestimentas e notícias sobre moda seguiam a mesma lógica de caminhar entre a defesa de transformações e a manutenção de padrões já estabelecidos. Assim, apresentavam desde terninhos com cortes masculinizados, o que era ousado para a época, até os tradicionais vestidos com camadas excessivas, que deixavam as mulheres com proporções de corpo antinaturais. Com os dados coletados, concluímos que o periódico utilizou sua posição de jornal de moda para lutar por transformações na vida das mulheres. Estas transformações eram tidas como símbolos de modernidade e civilização. Ao mesmo tempo, mantinham parte do discurso conservador da época, com a intenção de manter um público amplo de leitoras. Em suma, o trabalho permitiu entender a relação moda-mulher dos oitocentos, bem como compreender o grande potencial de informações que os periódicos femininos de moda carregam como fonte de pesquisa histórica.

Palavras-chave


Moda. Imprensa. Modernidade. Mulheres