Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 17ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEFET-MG - 2021

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CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NOS ITENS DO ENEM: ANÁLISE ESTATÍSTICA DE 2009 A 2019 E COMPARATIVA EM RELAÇÃO À NOVA BNCC DO ENSINO MÉDIO
Malena Silva Nunes, Arthur Vieira Fantauzzi

Última alteração: 2021-09-16

Resumo


https://www.youtube.com/watch?v=7wKeHfx60ik

Os sistemas de avaliação ganharam força no Brasil a partir de 1980 como forma de regular os sistemas de ensino. Nesse contexto surge, dentre outros, o Exame Nacional do Ensino Médio, objeto de estudo dessa pesquisa. O Exame data de 1998 e atualmente se encontra envolto em incertezas em relação às cobranças que estarão presentes em função da aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular. Assim, torna-se relevante comparar os conteúdos abordados nos itens de avaliações de anos anteriores com aqueles sugeridos e determinados na nova Base como forma de avaliar se as sugestões do novo documento já estavam sendo abarcados nas provas ou se haverá necessidade de mudanças substanciais nos itens apresentados no Exame. A pesquisa tem, portanto, como objetivo principal avaliar os itens presentes nas provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos dez anos, buscando averiguar quais e de que maneira conteúdos geográficos são tratados. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o histórico do ENEM e da Geografia presente no Exame; download das provas aplicadas no período entre os anos de 2009 e 2020; análise das questões de Ciências Humanas; categorização e análise estatística dos conteúdos geográficos abordados; elaboração de relatório e apresentação dos resultados obtidos até o momento. Foi observado que neste período as questões de geografia compuseram 39,8% das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, demonstrando a importância da disciplina de Geografia no contexto escolar. Constatou-se, ainda que os conteúdos mais presentes foram respectivamente agrária, globalização e impactos ambientais. Pretende-se, ainda, associar os conteúdos identificados nos itens com aqueles presentes na nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e apresentar os resultados finais por meio da confecção de materiais estatísticos que permitam melhor visualização das análises obtidas para posterior publicação científica.

Palavras-chave


Geografia, Exame Nacional do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular.