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BANDEIRAS DA COLONIZAÇÃO - UM TOWER DEFENSE COM HISTÓRIAS BRASILEIRAS
Última alteração: 2021-09-23
Resumo
https://youtu.be/b1C24heEkAo
Em um período de inovações tecnológicas sendo criadas a todo instante, o mundo vê instituições e atos tradicionais terem suas estruturas alteradas por novos pensamentos e métodos modernos que objetivam trazer a inovação para essas. Diante disso, os jogos podem ser ferramentas úteis durante a revolução educacional, já que trazem consigo uma mescla entre a diversão e o ensino, o que proporciona aos jogadores uma forma de conhecer o mundo e os ensinamentos de maneira lúdica e divertida. Diante desse cenário, foi desenvolvido um Tower Defense, estilo de jogo que busca defender um objetivo durante a jogatina, que fornece aos jogadores um cenário pós colonização, na qual demonstra as diversas lutas dos indígenas contra os portugueses nesse período. Por meio disso, as fases do jogo são criadas para representar a época de forma verídica, dessa maneira, no cenário é apresentado as florestas tropicais, o pantanal e o cerrado brasileiro, além disso, os inimigos se tornam os portugueses que invadem as tribos indígenas para conquistar o território, sendo que o jogador deve proteger essa através da criação de uma estratégia que utiliza a junção entre ocas indígenas com atributos especiais diferentes e figuras mitológicas que podem ser controlados pelo jogador. Assim, para a realização do trabalho foi utilizado a plataforma Unity, os Softwares de arte, como Piskel e Krita, além da grande massa de informações adquiridas em artigos e livros. Com isso, o trabalho foi lançado para testes em plataformas virtuais. Esse fato proporcionou um debate sobre educação com jogos na rádio UFMG, que convidou os membros deste trabalho para uma participação no programa, e assim a comunidade conseguiu vislumbrar as novidades dos jogos na educação.
Em um período de inovações tecnológicas sendo criadas a todo instante, o mundo vê instituições e atos tradicionais terem suas estruturas alteradas por novos pensamentos e métodos modernos que objetivam trazer a inovação para essas. Diante disso, os jogos podem ser ferramentas úteis durante a revolução educacional, já que trazem consigo uma mescla entre a diversão e o ensino, o que proporciona aos jogadores uma forma de conhecer o mundo e os ensinamentos de maneira lúdica e divertida. Diante desse cenário, foi desenvolvido um Tower Defense, estilo de jogo que busca defender um objetivo durante a jogatina, que fornece aos jogadores um cenário pós colonização, na qual demonstra as diversas lutas dos indígenas contra os portugueses nesse período. Por meio disso, as fases do jogo são criadas para representar a época de forma verídica, dessa maneira, no cenário é apresentado as florestas tropicais, o pantanal e o cerrado brasileiro, além disso, os inimigos se tornam os portugueses que invadem as tribos indígenas para conquistar o território, sendo que o jogador deve proteger essa através da criação de uma estratégia que utiliza a junção entre ocas indígenas com atributos especiais diferentes e figuras mitológicas que podem ser controlados pelo jogador. Assim, para a realização do trabalho foi utilizado a plataforma Unity, os Softwares de arte, como Piskel e Krita, além da grande massa de informações adquiridas em artigos e livros. Com isso, o trabalho foi lançado para testes em plataformas virtuais. Esse fato proporcionou um debate sobre educação com jogos na rádio UFMG, que convidou os membros deste trabalho para uma participação no programa, e assim a comunidade conseguiu vislumbrar as novidades dos jogos na educação.
Palavras-chave
Jogos Digitais. Ensino de História. Unity 3D.