Tamanho da fonte:
PRODUÇÃO TEXTUAL NA EBTT, LITERATURA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: INTERSEÇÕES
Última alteração: 2021-09-16
Resumo
https://youtu.be/bl9wOjDJkTg
A formação de leitores, na atualidade tecnológica, enfrenta diversos entraves; e no se refere aos leitores produtores de texto, esse processo é mais um desafio no que tange ao letramento literário e à produção textual em variados gêneros, em tempos de imagem e cliques, em que ler um livro, seja do cânone ou não, não desperta motivações. Nesse contexto, o projeto objetiva desenvolver uma prática integradora e significativa para o aluno de ensino médio, a partir dos clássicos literários em formato de histórias em quadrinhos, cujo formato em linguagem verbal e não-verbal, pode despertar maior interesse desse público e proporcionar-lhes novas formas de ampliar e consolidar suas habilidades leitoras e de escrita. Com referenciais em Cosson (2006; 2014), Barton e Lee (2015) e Ribeiro (2018), e por meio de revisões bibliográficas e pesquisa exploratória, o projeto pretende ampliar a prática de escrita nesse segmento, aprofundando-lhes a capacidade de escrita e de leitura com os textos literários, motivando-os a escrever e ler de modo significativo e proficiente. Em função da pandemia, o projeto teve atraso em sua execução, adaptando-se ao formato remoto; neste momento, a pesquisa investiga, com um grupo de discentes, possíveis comparações de forma e conteúdo de texto literário, no formato em quadrinhos. E a base desta sondagem são trechos em PDF da famosa história de Anne Frank, a partir de seu diário tradicionalmente conhecido, e da versão em quadrinhos, lançada recentemente: com isso, pretende-se elencar outras obras que permitam esse trabalho conjunto entre leitura literária e produção escrita. Até o momento, com as abordagens feitas no modo online, é possível confirmar que a imagem, pelos quadrinhos, desperta maior interesse no público jovem e pode ser elemento desencadeador para a leitura de textos clássicos e outros ainda emergentes, numa formação engajada, contínua e crítica de leitores produtores de textos.
A formação de leitores, na atualidade tecnológica, enfrenta diversos entraves; e no se refere aos leitores produtores de texto, esse processo é mais um desafio no que tange ao letramento literário e à produção textual em variados gêneros, em tempos de imagem e cliques, em que ler um livro, seja do cânone ou não, não desperta motivações. Nesse contexto, o projeto objetiva desenvolver uma prática integradora e significativa para o aluno de ensino médio, a partir dos clássicos literários em formato de histórias em quadrinhos, cujo formato em linguagem verbal e não-verbal, pode despertar maior interesse desse público e proporcionar-lhes novas formas de ampliar e consolidar suas habilidades leitoras e de escrita. Com referenciais em Cosson (2006; 2014), Barton e Lee (2015) e Ribeiro (2018), e por meio de revisões bibliográficas e pesquisa exploratória, o projeto pretende ampliar a prática de escrita nesse segmento, aprofundando-lhes a capacidade de escrita e de leitura com os textos literários, motivando-os a escrever e ler de modo significativo e proficiente. Em função da pandemia, o projeto teve atraso em sua execução, adaptando-se ao formato remoto; neste momento, a pesquisa investiga, com um grupo de discentes, possíveis comparações de forma e conteúdo de texto literário, no formato em quadrinhos. E a base desta sondagem são trechos em PDF da famosa história de Anne Frank, a partir de seu diário tradicionalmente conhecido, e da versão em quadrinhos, lançada recentemente: com isso, pretende-se elencar outras obras que permitam esse trabalho conjunto entre leitura literária e produção escrita. Até o momento, com as abordagens feitas no modo online, é possível confirmar que a imagem, pelos quadrinhos, desperta maior interesse no público jovem e pode ser elemento desencadeador para a leitura de textos clássicos e outros ainda emergentes, numa formação engajada, contínua e crítica de leitores produtores de textos.
Palavras-chave
Produção de texto. Literatura. História me Quadrinhos