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A FORMAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONALIZADA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CARREIRA PROFISSIONAL
Última alteração: 2021-09-21
Resumo
https://youtu.be/hblOwZezsBg
Esta pesquisa investigou os possíveis impactos da mobilidade internacional acadêmica na carreira profissional de docentes e discentes regulares e egressos da Unidade do CEFET-MG/Araxá. Como se sabe, o próprio CEFET-MG, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais (SRI), tem estabelecido acordos de cooperação interinstitucionais, oferecendo oportunidades de formação internacional, tanto a professores quanto a alunos. Portanto, diante desse contexto, em que tanto a formação profissional quanto a internacionalização se cruzam, admite-se como objetivo principal desta pesquisa, as possíveis contribuições dessas experiências de formação internacionalizadas para a carreira dos professores e expectativas de carreira e profissão de discentes, regulares e egressos, que a vivenciaram. No que concerne à metodologia para a execução do trabalho, realizaram-se entrevistas com os sujeitos da pesquisa - docentes e discentes. O exame dos dados foi realizado por meio da adoção das técnicas de análise de conteúdo, para o estabelecimento de categorias que orientaram a análise qualitativa do discurso. Dentre os resultados a serem produzidos pela pesquisa, intentou-se a contribuição com estudos que reforcem a necessidade de ampliação dessa política pública presente nos quadros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e das instituições de formação brasileiras bem como a confirmação de que a internacionalização contribui com o desenvolvimento da carreira profissional.
Esta pesquisa investigou os possíveis impactos da mobilidade internacional acadêmica na carreira profissional de docentes e discentes regulares e egressos da Unidade do CEFET-MG/Araxá. Como se sabe, o próprio CEFET-MG, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais (SRI), tem estabelecido acordos de cooperação interinstitucionais, oferecendo oportunidades de formação internacional, tanto a professores quanto a alunos. Portanto, diante desse contexto, em que tanto a formação profissional quanto a internacionalização se cruzam, admite-se como objetivo principal desta pesquisa, as possíveis contribuições dessas experiências de formação internacionalizadas para a carreira dos professores e expectativas de carreira e profissão de discentes, regulares e egressos, que a vivenciaram. No que concerne à metodologia para a execução do trabalho, realizaram-se entrevistas com os sujeitos da pesquisa - docentes e discentes. O exame dos dados foi realizado por meio da adoção das técnicas de análise de conteúdo, para o estabelecimento de categorias que orientaram a análise qualitativa do discurso. Dentre os resultados a serem produzidos pela pesquisa, intentou-se a contribuição com estudos que reforcem a necessidade de ampliação dessa política pública presente nos quadros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e das instituições de formação brasileiras bem como a confirmação de que a internacionalização contribui com o desenvolvimento da carreira profissional.
Palavras-chave
Internacionalização.Carreira.Intercâmbio.