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TRABALHO OU EMPREGO: UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA SOBRE O QUE ESTÁ EM JOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEFET-MG
Última alteração: 2021-10-08
Resumo
https://www.youtube.com/watch?v=vRuYxzGGPSE
O objetivo geral desta pesquisa foi decodificar os fundamentos filosóficos da concepção de Educação Profissional incorporada pelo CEFET-MG, em particular, em sua forma integrada. A Resolução CEPE-07/16 institui, por um lado, o trabalho como princípio educativo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Instituição. Entretanto, uma série de iniciativas dos últimos governos federais colocaram sob ameaça esse modelo de Educação Profissional, sob a égide da empregabilidade como princípio educativo, sendo o empreendedorismo sua máxima expressão. Assim, visamos compreender o que está em jogo nesse debate e quais são as consequências em função da adoção de um ou outro princípio. Nosso percurso investigativo foi pautado por questões tais como: quais são as bases filosóficas que garantem essa diferenciação? Qual é a concepção de ser humano pressuposta por cada um dos dois princípios? Do ponto de vista conceitual, como diferenciar trabalho de emprego, e “mercado” de “mundo do trabalho”? Quais são os projetos societários em disputa? Para cumprir tal propósito, utilizaremos os autores cuja concepção educacional está baseada na politecnia, ou seja, a defesa do trabalho como princípio educativo geral; especialmente, o filósofo Antonio Gramsci. Trata-se, portanto, de contribuir para decodificar as propostas educacionais concorrentes na atual conjuntura nacional e reafirmar as concepções político-pedagógicas que asseguraram ao CEFET-MG o reconhecimento social advindo de sua excelência historicamente consolidada. A metodologia empregada foi a de leitura orientada dos textos primários e discussão dos temas com apoio de bibliografia secundária pertinente ao assunto. Os resultados parciais obtidos foram a compreensão aprofundada do trabalho como atividade humana essencial que, por essa razão, orienta o percurso educativo ligado ao projeto societário de emancipação humana, bem como a tradução parcial do texto de John Locke.
O objetivo geral desta pesquisa foi decodificar os fundamentos filosóficos da concepção de Educação Profissional incorporada pelo CEFET-MG, em particular, em sua forma integrada. A Resolução CEPE-07/16 institui, por um lado, o trabalho como princípio educativo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Instituição. Entretanto, uma série de iniciativas dos últimos governos federais colocaram sob ameaça esse modelo de Educação Profissional, sob a égide da empregabilidade como princípio educativo, sendo o empreendedorismo sua máxima expressão. Assim, visamos compreender o que está em jogo nesse debate e quais são as consequências em função da adoção de um ou outro princípio. Nosso percurso investigativo foi pautado por questões tais como: quais são as bases filosóficas que garantem essa diferenciação? Qual é a concepção de ser humano pressuposta por cada um dos dois princípios? Do ponto de vista conceitual, como diferenciar trabalho de emprego, e “mercado” de “mundo do trabalho”? Quais são os projetos societários em disputa? Para cumprir tal propósito, utilizaremos os autores cuja concepção educacional está baseada na politecnia, ou seja, a defesa do trabalho como princípio educativo geral; especialmente, o filósofo Antonio Gramsci. Trata-se, portanto, de contribuir para decodificar as propostas educacionais concorrentes na atual conjuntura nacional e reafirmar as concepções político-pedagógicas que asseguraram ao CEFET-MG o reconhecimento social advindo de sua excelência historicamente consolidada. A metodologia empregada foi a de leitura orientada dos textos primários e discussão dos temas com apoio de bibliografia secundária pertinente ao assunto. Os resultados parciais obtidos foram a compreensão aprofundada do trabalho como atividade humana essencial que, por essa razão, orienta o percurso educativo ligado ao projeto societário de emancipação humana, bem como a tradução parcial do texto de John Locke.
Palavras-chave
Educação profissional. Trabalho. Princípio Educativo.