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APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE DESENHO TÉCNICO
Última alteração: 2021-09-23
Resumo
https://youtu.be/G6uzKTMbqvQ
O avanço tecnológico permitiu o surgimento de jogos virtuais que, atualmente, exercem importante influência no desenvolvimento cognitivo das novas gerações. Apesar de serem utilizados primordialmente como plataformas de entretenimento, os jogos eletrônicos auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e tomada de decisões de maneira rápida. A utilização dos jogos em salas de aula se tornou uma maneira prática de induzir o conhecimento através de uma abordagem colaborativa presencial educacional eficiente. Dentro desse contexto se insere a realidade aumentada (RA), tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais em relação a visão da realidade. Por meio da RA o ensino nas escolas se torna mais tangível pois trabalha de forma eficaz a visualização de objetos ou acontecimentos como, por exemplo, colocar câmera do celular sobre a foto de um vulcão e o ver entrando em erupção. Pesquisas indicam que muitos alunos possuem dificuldade em visualizar informações em 3D a partir de vistas em 2D devido ao fato da visão espacial ter sido pouco desenvolvida. Dentro desta perspectiva, o presente trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um aplicativo, utilizando realidade aumentada, para auxiliar no ensino e aprendizagem da disciplina de desenho técnico nos cursos técnicos e de graduação. O aplicativo, resultado da parceria entre o CEFET-MG e a UFSJ, ambas instituições situadas na cidade de Divinópolis, por meio da leitura de um marcador projeta as peças no celular em visualização 3D com a possibilidade de rotacioná-las para identificar suas vistas frontal, lateral e superior. Os resultados iniciais mostraram-se satisfatórios. O aplicativo entrará agora em fase de testes a serem aplicados nas turmas de desenho mecânico para ser avaliado por docentes e discentes em relação à sua eficácia na melhoria do ensino e aprendizagem.
O avanço tecnológico permitiu o surgimento de jogos virtuais que, atualmente, exercem importante influência no desenvolvimento cognitivo das novas gerações. Apesar de serem utilizados primordialmente como plataformas de entretenimento, os jogos eletrônicos auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e tomada de decisões de maneira rápida. A utilização dos jogos em salas de aula se tornou uma maneira prática de induzir o conhecimento através de uma abordagem colaborativa presencial educacional eficiente. Dentro desse contexto se insere a realidade aumentada (RA), tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais em relação a visão da realidade. Por meio da RA o ensino nas escolas se torna mais tangível pois trabalha de forma eficaz a visualização de objetos ou acontecimentos como, por exemplo, colocar câmera do celular sobre a foto de um vulcão e o ver entrando em erupção. Pesquisas indicam que muitos alunos possuem dificuldade em visualizar informações em 3D a partir de vistas em 2D devido ao fato da visão espacial ter sido pouco desenvolvida. Dentro desta perspectiva, o presente trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um aplicativo, utilizando realidade aumentada, para auxiliar no ensino e aprendizagem da disciplina de desenho técnico nos cursos técnicos e de graduação. O aplicativo, resultado da parceria entre o CEFET-MG e a UFSJ, ambas instituições situadas na cidade de Divinópolis, por meio da leitura de um marcador projeta as peças no celular em visualização 3D com a possibilidade de rotacioná-las para identificar suas vistas frontal, lateral e superior. Os resultados iniciais mostraram-se satisfatórios. O aplicativo entrará agora em fase de testes a serem aplicados nas turmas de desenho mecânico para ser avaliado por docentes e discentes em relação à sua eficácia na melhoria do ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Realidade Aumentada. Aplicativo. Desenho Técnico.